DownUnder by Justin Jennings: Austrália em Lisboa
Quando entramos no número 19 da Rua dos Industriais - uma perpendicular à Avenida D. Carlos I -, não adivinhamos que naquele espaço se possam sentar cerca de 60 pessoas. Temos que descer até ao piso inferior para descobrir uma das salas de restaurante mais bonitas que vi ultimamente.
Mas comecemos pelo que é mais importante: a Luísa fez 25 anos. Possivelmente não sabem, mas a Luísa é uma verdadeira força da natureza: quando ela quer, ela consegue. Conheci poucas pessoas tão bola-prá-frente quanto ela e só posso ficar contente por, agora, também fazer parte da minha família. Foi para celebrar o aniversário dela que nos juntámos no DownUnder, um restaurante de influência australiana.
A única memória que tenho relativamente à cozinha australiana remonta à Expo 98, onde havia todo o tipo de gastronomias possíveis e imaginárias. Não me lembro do que comi, mas sei que ali se comia canguru e crocodilo - tal como acontece no DownUnder. Apesar de ser novo em Lisboa, a sua história não é igual à da batelada de restaurantes que minam a cidade. É que o DownUnder é fruto do amor entre uma portuguesa e um australiano - e eu arrisco em dizer que não podia ter dado melhor resultado. É à conta desta bela união que temos o primeiro restaurante australiano em Lisboa.
O crocodilo só aparece nas entradas, mas não deixa de surpreender por ter um sabor tão semelhante ao do frango. Já o canguru é estrela em quase toda a carta, grelhado ou num Tártaro com Caviar de Trufa, e sempre muito bem preparado.
Nem tudo o que se prova neste restaurante nos é estranho: as Gyozas Vegetarianas estavam no ponto e diz quem provou a Barriga de Porco cozinhada durante 36 horas que voltaria só para a comer de novo. A minha escolha foi para o Peito de Pato com Legumes Asiáticos e Geleia de Figo e, minha nossa senhora!, não podia ter ficado mais bem servida. O denominador comum é a inspiração asiática, que dá um toque diferente à cozinha tradicional australiana.
Só que a verdadeira estrela da noite foi o bolo de aniversário que a Rita, cunhada do Chef, fez para a Luísa: um bolo de baunilha com ganache de chocolate decorado com todos os chocolates possíveis e imaginários. Foi feito na casa com muito carinho, tanto que até tinha um ovo Kinder (com surpresa!), para nos fazer regressar à infância. Não é esse o poder dos aniversários?
O DownUnder parece-me um daqueles restaurantes para regressar quando até a comida nos sabe a rotina, um restaurante que nos desafia o paladar e põe à prova combinações que nunca antes tínhamos considerado. E sabiam que é um dos restaurantes Zomato Gold, em que dois pratos ficam pelo preço de um? Se ainda não subscreveram, podem usar o código RITADA para terem 25% de desconto em qualquer plano.
Já conheciam este restaurante? Que outros restaurantes de comida do mundo recomendam?