Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rita da Nova

Do fim-de-semana: Workshop de Fotografia de Comida

Quando partilhei os meus três objectivos para o mês de Maio, falei-vos do Workshop de Fotografia de Comida com a Maria Midões. Andava em pulgas para que chegasse o fim-de-semana para poder, finalmente, trazer um bocadinho do seu conhecimento comigo. Mas este workshop foi um dois em um: não só conheci a Maria e aprendi imenso com ela (e com todas as meninas que participaram no workshop), como visitei finalmente a Quinta do Arneiro.

 

quinta-do-arneiro-mesa-1.jpg

 

O dia começou cedo, às 9h da manhã, e a Maria já lá estava para nos receber, de braços abertos e com um sorriso enorme na cara. Esta simpatia e disponibilidade foi constante ao longo de todo o workshop, mesmo quando todas estávamos com um ar super assustado com toda a informação. É que foi mesmo um dia cheio, em que havia muita coisa para absorver - e, pelo menos no meu caso, surgiu imediatamente a constatação de que há muito para trabalhar e aprender.

 

A Quinta do Arneiro foi o espaço parceiro deste workshop e, quanto a mim, não podia ter sido melhor. Houve tempo para desfrutar de dois snacks e de um almoço deliciosos feitos na cozinha da quinta, onde tudo é biológico. Quase tudo o que nos chegou à mesa é produzido ali - e aquilo que não é vem de fornecedores de confiança.

 

quinta-do-arneiro-mesa.jpg

 

No primeiro lanche foi-nos servido um Bolo de Maçã e Alfarroba e um Pudim de Chia com Aveia e Maçã (delicioso!). Na pausa para almoço embalámos a conversa com uma Sopa de Courgette com flor de borragem e com uma Salada de kale roxa, rúcula, acelgas e couve coração, puré de maçã, amêndoas e coentros. Depois pudemos optar por Risotto de espinafre com lascas de parmesão e alho fresco ou Puré de feijão preto com courgette grelhada, vazia de vitela e tomate seco. Eu escolhi o primeiro e fiquei completamente apaixonada.

 

quinta-do-arneiro-bolo-maca-alfarroba.jpg

quinta-do-arneiro-pudim-chia.jpg

quinta-do-arneiro-salada.jpg

quinta-do-arneiro-risotto-espinafres.jpg

 

Quando demos por nós já estávamos a atrasar a segunda parte do workshop (desculpa, Maria!) e, por isso, comemos as sobremesas enquanto ouvíamos tudo o que a Maria tinha para partilhar sobre food styling. Se durante a parte da manhã aproveitei os conteúdos mais técnicos para me pôr mais à vontade com a máquina; à tarde dei largas à criatividade enquanto fazia o exercício prático.

 

workshop-fotografia-comida-maria-midoes-2.jpg

workshop-fotografia-comida-maria-midoes.jpg

 

No finalzinho, a Maria ajudou-nos a perceber como podíamos ter melhorado as nossas fotografias (com e sem edição) e como poderíamos ter contado melhor a história que estava por detrás de cada uma delas. Fotografar comida e - mais importante - criar histórias à volta dela não é uma tarefa fácil, mas aprende-se e treina-se. Ter a oportunidade de contactar com a Maria e poder ter um bocadinho do seu conhecimento e dos seus conselhos foi fantástico e sei que vai ser muito útil no futuro.

 

workshop-fotografia-comida-maria-midoes-1.jpg

workshop-fotografia-comida-maria-midoes-3.jpg

 

Ficaram com vontade de participar neste workshop? Garanto que vale cada minuto e cada cêntimo!