Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Ter | 14.04.20

Dicas (possíveis) para criar um blog

Lembram-se de vos ter dito que ia escrever alguns posts sobre os temas que vocês deixaram em resposta à minha Instagram Story? Pois bem, cá estou eu novamente - hoje para vos falar de um assunto recorrente: dicas para criar um blog. Começo por vos dizer que tudo aquilo que escrever aqui é única e exclusivamente a minha opinião e o que eu percebi que funciona para mim. Até porque este blog só é verdadeiramente constante há pouco mais de 3 anos, antes disso era apenas um sítio onde ia escrevendo impressões de viagens sem grande fio condutor.

 

anete-lusina-zwsHjakE_iI-unsplash.jpg

 

Ou seja: não esperem daqui um daqueles posts estilo LinkedIn, com as-melhores-dicas-para-criar-um-blog-de-sucesso. Vou apenas falar-vos de três aspectos que eu considero importantes para quem gosta de escrever e de partilhar o que escreve com os outros, neste caso através de um blog.

 

1. Escrever sobre algo de que gostamos

Quem diz “algo de que gostamos” diz também “algo que conhecemos bem”. No meu caso em concreto, comecei por falar dos sítios onde tinha ido, depois dos restaurantes que visitava e dos livros que leio. Para além disso, por vezes faço alguns posts mais íntimos sobre temas sobre os quais sinto que devo falar ou para me dar a conhecer um pouco mais a quem me lê. Não consigo conceber escrever sobre coisas de que não gosto assim tanto ou que não entendo muito bem e acredito mesmo que conseguimos passar o nosso gosto pelos temas quando escrevemos com verdade.

 

Por isso, a minha sugestão é: encontrem os temas que vos apaixonam, sobre os quais querem sempre saber mais, e escrevam sobre isso. Vão ver que o processo de criar e manter um blog se torna muito mais fácil!

 

 

2. Manter a regularidade

Em Janeiro de 2017, quando decidi reanimar este cantinho, prometi a mim mesma que não estaria uma semana sem escrever no blog - excepção feita aos dias em que estou de viagem. Tenho conseguido manter essa promessa e, mais importante que tudo, tenho mostrado a mim mesma que é possível cuidar do meu blog mesmo quando a “inspiração” não vem. Quem frequentou os meus workshops de Escrita Criativa sabe que eu acredito que as coisas se conseguem com trabalho e não ficando à espera que a musa inspiradora apareça - porque 99.9% das vezes ela está ocupada com outras coisas e não tem tempo para nós.

 

Como é que tenho conseguido manter a regularidade? Com muito planeamento. Normalmente penso o blog a duas semanas, o que significa que já estou a prever o que vou escrever e publicar nos 15 dias seguintes. Planear permite-me diversificar temas, pensá-los com calma e ir apontando coisas que quero dizer sobre cada um deles.

 

 

3. Criar rubricas de conteúdo

Depois de pensarem nos temas que querem explorar no vosso blog, recomendo que façam um mapa mental de tudo o que podem dizer sobre esse assunto, de forma a perceberem exactamente que rubricas de conteúdo podem ir desenvolvendo. Não significa que tenham que ter um nome para cada rubrica ou um template de como escrever cada post, é apenas uma forma de saberem que ângulos dar aos temas. Para além disso, também é uma forma de manterem os vossos leitores interessados no que têm a dizer.

 

Por exemplo: eu falo sobre livros aqui no blog, mas não falo sobre eles de uma só forma. Escrevo reviews dos livros que leio, crio listas com livros para ler, vou relembrando os temas do Uma Dúzia de Livros, falo-vos de eventos como a Feira do Livro e assinalo datas importantes para quem gosta de ler. Ou seja, de um tema genérico é sempre possível extrair diferentes abordagens e formas de escrever.

 

plush-design-studio-q10VITrVYUM-unsplash.jpg

 

Como podem ver, aquilo que tinha para vos passar não era nada do outro mundo - apenas coisas que me foram ajudando e que pode ser que vos ajudem também. Se me orgulho de tudo o que escrevo aqui no blog? Hell, no. Há posts onde sei que não passei exactamente o que queria e outros em que sei que a escrita está formatada e não sai do mesmo estilo de sempre, mas acredito genuinamente que é mais importante ir treinando e ir escrevendo do que esperar que as coisas apareçam feitas.

 

E vocês, que estratégias usam para manter os vossos projectos (blogs ou não) regulares e saudáveis? Partilhem ali na caixa de comentários!

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Rita da Nova

    20.04.20

    É uma excelente forma de organizar, entendo-te perfeitamente! E para nos organizarmos a nós para escrever também 😊
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.