Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qui | 28.06.18

Desafio 1+3 // 13 qualidades

Quando vi que “13 Qualidades” foi o segundo tema lançado pela Carolina no Desafio 1+3, decidi que ia passar directamente para o seguinte e falar-vos de uma regra que tenho para a vida. Achei que não conseguiria dizer uma mão cheia de qualidades minhas, quanto mais treze.

 

desafio-1-3.jpg

 

Mas depois pensei melhor e percebi que escrever sobre isto serve precisamente para pensar no assunto e, quem sabe, ajudar-me a mudar a percepção que tenho sobre mim e as coisas boas que faço. Depois de pensar um bocadinho, consegui arrancar esta lista a ferros:

 

Sou focada // Quando tenho um objectivo ou quero muito uma coisa, faço tudo o que posso para conseguir. Consigo facilmente eliminar distracções e controlar a vontade de procrastinar.

 

Dou tudo o que tenho às pessoas de quem gosto // É-me muito natural cuidar das pessoas de quem gosto, seja com pequenos gestos ou coisas maiores. Quando gosto, gosto mesmo, e faço tudo o que estiver ao meu alcance para que essas pessoas estejam bem.

 

Não faço fretes // Avalio muito bem aquilo que faço e o esforço que coloco nas coisas. Quando não me apetece e, ainda por cima, sei que não me vai trazer nada de bom ou de diferente, então prefiro não ir ou não fazer. Odeio a sensação de fazer algo contrariada.

 

Sou organizada // Nem sempre acredito em astrologia, mas há uma coisa que não posso negar: sou muito virginiana nesta coisa das organizações. É mais forte do que eu, mas confesso que acaba por ser uma grande vantagem, tanto no trabalho como aqui no blog.

 

Sou exigente // Com os outros, sim, mas acima de tudo comigo. Até porque nunca espero dos outros algo que eu não conseguisse fazer.

 

Consigo passar horas em silêncio // Não tenho uma necessidade constante de falar. Acho que isto é especialmente bom lá em casa porque o Guilherme é igual e é por isso que somos o lugar de descanso um do outro.

 

Sei guardar segredos // Aqui aplico aquela maravilhosa regra: não faças aos outros o que não queres que te façam a ti. Se alguém confia em mim ao ponto de partilhar um segredo, então podem crer que não o vou contar a ninguém.

 

Confio na minha intuição // Demorei algum tempo para conseguir perceber quando confiar na minha intuição e quando confiar no meu lado mais racional, mas acho que é algo que já consigo dominar relativamente bem. E, acreditem, as melhores decisões que tomei na vida foram com base naquilo que sentia e não em argumentos racionais.

 

Sou boa a recomendar restaurantes e livros // Bom, sobre isto não há grande coisa a dizer. Este blog existe por algum motivo, não é?

 

Sei ser fria quando é preciso // Não parece, mas sou muito emocional. As minhas ansiedades e os meus medos são todos camuflados pelo meu lado racional e pelo meu ar de pessoa controlada. Ainda assim, sei que consigo que o meu lado frio venha ao de cima quando é preciso agir - normalmente só depois é que me vou abaixo.

 

Sei o que não sou // Já escrevi aqui no blog sobre tudo aquilo que não sou. Acho que se lerem o post vão entender o que quero dizer.

 

Sou uma boa companheira de viagem // Gosto muito de pesquisar e planear antes de uma viagem, mas deixo sempre espaço ao imprevisto e às vontades do momento.

 

Aprendi a preocupar-me comigo // Durante muito tempo pus os outros e a opinião que eles tinham de mim à frente de tudo. Não que fizesse tudo para lhes agradar, mas preocupava-me demasiado com isso e acabava por deixar-me de lado. Nos últimos tempos tenho feito um trabalho enorme de me colocar em primeiro lugar e de garantir que estou bem antes de pensar noutras coisas. Não é egoísmo, é equilíbrio.

 

E vocês, conseguiam dizer-me 13 qualidades vossas ou são como eu e têm tendência a partir logo para os defeitos?

____

Este post insere-se no Desafio 1+3, lançado pela Carolina do blog Thirteen. A ideia é falarmos de nós mesmos, sempre com um olhar crítico sobre as nossas atitudes, crenças e gostos. Todos podemos participar e não há regras ou datas fixas. Cada um escreve quando e sobre os temas que quiser, dentro daqueles que forem sendo lançados pela Carolina. Juntam-se a nós? Basta enviarem um e-mail à Carolina para participar!

5 comentários

Comentar post