Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qua | 05.06.24

Dear Life, Alice Munro

Que coincidência triste, esta de ter decidido escolher Alice Munro para o Clube do Livra-te de maio e a autora falecer nesse mesmo mês. Já tinha o nome debaixo de olho há muitos anos, pelo menos desde que venceu o Nobel da Literatura, e o facto de me terem oferecido Dear Life no Natal foi a desculpa mais do que perfeita para, finalmente, experimentar a autora.

 

dear-life-alice-munro.JPG

 

Ainda bem que decidi ler este livro já depois de algumas investidas dentro do género, onde fui experimentando a melhor forma de abordar coletâneas de contos — acho que não teria sido uma experiência tão positiva se tivesse lido tudo de uma enfiada como costumava fazer. É que as histórias de Alice Munro exigem tempo e maturação, ficam connosco mesmo muito depois de as termos lido. E apesar de terem cenários e ambientes semelhantes, a autora consegue pegar em pequenas coisas do dia a dia e transformá-las em histórias cheias de carga humana.

 

I just believed it easily, the way you might believe and in fact remember that you once had another set of teeth, now vanished but real in spite of that. Until one day, one day when I may even have been in my teens, I knew with a dim sort of hole in my insides that now I didn't believe it anymore.

 

In Sight of the Lake foi, sem dúvida, a minha história favorita de todas, sobretudo quando recordamos que a própria Alice Munro batalhou com um diagnóstico de demência durante as últimas décadas da sua vida. Sei que não tem a força de não sabermos bem para onde está a ir, porque a certa altura é fácil de compreender o que está a acontecer, mas foi aquela em que me senti mais ligada às personagens e ao ambiente. E tenho de dizer também que as quatro histórias finais — The Eye, Night, Voices e Dear Life — tiveram mais impacto em mim, talvez por saber do seu cariz autobiográfico.

 

Foi uma boa primeira experiência com a autora e irei certamente procurar mais contos dela para ler! Já leram Alice Munro? E que outros contistas me recomendariam?

----------

O que é o Clube do Livra-te?

É o clube do livro do podcast Livra-te — calma, não precisam de acompanhar o podcast para participar nas leituras. Todos os meses, cada uma de nós escolhe um livro para ler em conjunto convosco e vocês podem optar por ler a escolha da Joana, a escolha da Rita ou ambas. Depois, podem deixar a vossa opinião no grupo do Goodreads ou no Discord. Podem juntar-se a qualquer altura, venham daí!

3 comentários

Comentar post