Day, Michael Cunningham
Faltava partilhar a minha opinião sobre o livro que levei para o Clube do Livra-te em julho: Day (PT: Dia), de Michael Cunningham. Embora tenha sido vencedor de um Pulitzer com outra obra, não foi esse o motivo da minha escolha: vi várias reviews que diziam ser um livro melancólico e com dinâmicas familiares intensas — e isso bastou para me convencer.
Este livro tem a particularidade de contar o mesmo dia, mas em anos diferentes: acompanhamos uma família ao longo da manhã de 5 de abril de 2019, da tarde de 5 de abril de 2020 e da noite de 5 de abril de 2021. Como podem ver pelas datas, vamos também vendo como é que esta família é antes, durante e depois da pandemia. Não julguem que é apenas focado nesse acontecimento, diria até que a Covid-19 é um apontamento que acaba por ir ganhando protagonismo, mas que Day é muito mais sobre relações familiares e a procura de um lugar no mundo.
She wanted this. She wanted the marriage. She wanted the kids. She wanted the place in Brooklyn, refused to worry overmuch about the mortgage payments. She wanted the job, too. She was good at it. She strove. She outperformed others. The trick now, it seems, is to keep wanting it, the job as well as the marriage, motherhood, the stratospherically costly handbag. The trick is learning not to despise herself for her claustrophobia and disappointment.
Adorei conhecer esta família, todas as personagens me pareceram reais: têm defeitos, pensam e fazem coisas estúpidas, debatem-se internamente com vontades, medos e expectativas. E depois têm de se relacionar umas com as outras tendo em conta toda essa bagagem emocional que está, a meu ver, construída de forma brilhante. Michael Cunningham pareceu-me um mestre em mostrar tudo isto sem nunca fazer a papinha toda ao leitor — acredito que seja muito difícil escrever assim, sem receio de as pessoas não apanharem tudo o que temos para lhes dizer. O resultado é um livro muito visual, escrito com uma prosa muito bonita e que consegue ir às profundezas da humanidade do dia a dia.
Quem desse lado já leu este livro? O que acharam?
----------
O que é o Clube do Livra-te?
É o clube do livro do podcast Livra-te — calma, não precisam de acompanhar o podcast para participar nas leituras. Todos os meses, cada uma de nós escolhe um livro para ler em conjunto convosco e vocês podem optar por ler a escolha da Joana, a escolha da Rita ou ambas. Depois, podem deixar a vossa opinião no grupo do Goodreads ou no Discord. Podem juntar-se a qualquer altura, venham daí!