Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qui | 24.08.23

Craigslist Confessional, Helena Dea Bala

A oferta de audiolivros no Scribd nunca deixa de me surpreender e acabo sempre com uma lista interminável de livros para ouvir — muitos deles que só conheci porque a plataforma mo sugeriu. Craigslist Confessional, de Helena Dea Bala, chamou-me a atenção pela capa e pelo título, prometendo ser uma colecção de segredos de pessoas estranhas e anónimas.

 

craigslist-confessional-helena-dea-bala.JPG

 

Na introdução do livro, a autora explica que tudo começou quando se lembrou de pôr um anúncio no Craigslist (uma espécie de classificados online dos EUA), onde pedia às pessoas que lhe contassem qualquer coisa sobre elas. Recebeu uma série de respostas ao pedido e começou a encontrar-se com essas pessoas em cafés, para ouvir as suas histórias — e foram tantas, que teve de deixar o emprego para conseguir ouvir e registar todas.

 

I wish there was a label you could wear that told people everything they needed to know about you. I feel like it would make people so much kinder to one another—to know of people’s troubles and burdens, and be more considerate of them. Mine would say—Maddy: good person, hard worker, grew up poor. Trying her best.

 

Inicialmente compilados numa coluna e, depois, num site próprio, estes relatos anónimos culminaram na publicação de um livro, onde estão divididos em quatro temas: amor, arrependimento, identidade e família. São sempre testemunhos muito reais e crus, que nos contam episódios da vida destas pessoas que talvez não tivessem partilhado antes — por isso mesmo, este livro fez-me pensar muito acerca da facilidade que temos em partilhar coisas com desconhecidos e não tanto com as pessoas das nossas vidas.

 

São histórias relativamente curtas, que podem ir ouvindo em viagens mais curtas de carro ou enquanto fazem tarefas mais mecânicas por casa. E, se ficaram com vontade de experimentar o Scribd para ouvir audiolivros, podem usar este meu link para terem também acesso a 60 dias grátis (eu recebo o mesmo em troca). Agora, contem-me: já conheciam este livro? Ficaram com vontade de o ler ou ouvir?

4 comentários

Comentar post