Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Sex | 06.11.20

Como organizar estantes de livros?

Um dos objectivos de arrumação que tinha aqui para casa era o de encontrar uma forma de organizar os meus livros nas estantes. Mais do que isso, já há muito tempo que queria saber exactamente quantos livros tenho e perceber quais tinha lido e quais estavam por ler. Se forem como eu, vão perceber aquela urgência de comprar livros que, de vez em quando, se apodera de nós e nos faz ignorar as dezenas de outros livros que estão à espera para serem lidos.

 

organizar-livros-estante.JPG

 

Pensei bastante sobre o tema, uma vez que há várias formas de organizar livros: por cores, por géneros, por lidos/não lidos, etc. Eu encontrei aquela que me dá mais satisfação de olhar e, ao mesmo tempo, me ajuda a encontrar mais facilmente os livros que procuro - por ordem alfabética de apelido de autor. Sim, como se vivesse numa livraria ou numa biblioteca, mas também nunca neguei que seria um sonho tornado realidade.

 

Para além de os organizar todos nas estantes, quis também criar um excel onde estão todos registados. Incluí campos como título, nome e apelido do autor, em que divisão da casa os arrumei, se já os li e se estão emprestados (e, se sim, a quem). Criei filtros que me ajudam a organizar por cada um destes campos, assim a consulta fica facilitada. Para a organização em si, foi preciso tirar os livros todos das estantes e fazer pequenas pilhas com as letras do alfabeto (todos os autores com apelido começado por A, por B, por C, etc). Isto ajudou a catalogar mais rapidamente e, depois, tornou mais fácil o processo de os recolocar nas estantes. Como tive ajuda de uma amiga, o processo demorou cerca de 2h30, com algumas pausas - recomendo que chamem um amigo doido por livros para vos dar uma mãozinha!

 

Aprendi algumas coisas com este pequeno (grande) exercício de arrumação:

 

> Tenho quase 500 livros em casa (492 no momento em que escrevo este post, para ser precisa);

> Há imensos livros por ler cá em casa, que fui esquecendo porque fui comprando outros. Agora vou fazer um esforço por ler o que tenho cá em casa antes de andar aí feita maluca a gastar mais dinheiro em livros;

> Tinha a certeza de que tinha alguns livros, como o Ensaio Sobre a Cegueira e o 1984, mas devem ter-se perdido pelo caminho ou devem ter sido emprestados sem retorno;

> Havia alguns livros repetidos cá em casa, sobretudo resultado de eu e o Guilherme termos juntado os nossos livros quando fomos viver juntos. Acabei por fazer uma venda nas Instagram Stories e já todos têm uma nova casa!

 

Não sei se já tinham pensado em encontrar um método novo de organização dos vossos livros, mas eu recomendo vivamente porque, pelo menos para mim, foi bom para ter uma noção mais real do que tenho em casa e a passar a saber exactamente onde está o quê. Tenho a certeza de que isto me vai ajudar a fazer escolhas mais conscientes no futuro - e, consequentemente, a poupar dinheiro.

 

Que método de arrumação usam aí por casa ou qual gostariam de adoptar? Contem-me tudo nos comentários!

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.