Cleopatra and Frankenstein, Coco Mellors
Sabe muito bem quando partimos para uma leitura sem sabermos grande coisa sobre o livro e depois acabamos por ter uma óptima experiência — foi exactamente isso que me aconteceu com Cleopatra and Frankenstein, de Coco Mellors, um livro que me atraiu pela capa e me prendeu pelas vibes de Sally Rooney.
Cleo e Frank conhecem-se numa festa e, apesar da diferença de idades entre eles (Frank tem mais vinte anos), são rapidamente atraídos um para o outro, as coisas evoluem depressa e acabam por casar sem se conhecerem muito bem. Só que, mais do que ser sobre uma paixão imediata, este livro é sobre o que acontece depois de um casamento precipitado, sobretudo quando duas pessoas têm as suas batalhas pessoais para travar — a saúde mental de Cleo está debilitada e Frank é viciado em álcool.
When the darkest part of you meets the darkest part of me, it creates light.
A escrita, como disse acima, tem muitas parecenças com o estilo de Sally Rooney. Porém, a autora tem a capacidade de ir um pouco além disso e trazer um cunho pessoal — o livro tem momentos bastante sarcásticos e o estilo de escrita vai mudando consoante a personagem a que está a ser dado mais destaque no capítulo, algo que achei muito diferente do habitual.
Em suma: é uma história muito real. Todas personagens são pessoas que poderíamos muito bem conhecer, pessoas que cometem erros e tomam decisões erradas, mesmo tendo todas as condições de vida para estar num cenário mais feliz e saudável. Gosto muito que Coco Mellors tenha feito escolhas que reforçaram o realismo deste enredo, dando força à ideia de que nem sempre as pessoas aparecem na altura certa das nossas vidas.
Também já viram este livro aí pela internet? Ficaram com curiosidade em ler?