Butts: A Backstory, Heather Radke
Estava eu muito bem a explorar o Scribd, em busca de audiolivros para guardar e ouvir quando conseguisse, quando encontrei um chamado Butts: A Backstory, de Heather Radke. Sim, é exactamente o que estão a pensar que é: um livro sobre a história dos rabos — ou, pelo menos, partes seleccionadas dessa história.
Na introdução, a autora explica a forma como a sua relação com a imagem corporal foi mudando ao longo do tempo e como essas mudanças de percepção a fizeram reflectir sobre a importância que damos a diferentes partes do corpo. Foi a partir daí que decidiu desenvolver alguma investigação acerca do modo como entendemos o rabo humano — o que é, para que serve e como é que foi visto ao longo do tempo.
Este é o tipo de livros de não-ficção de que mais gosto, aqueles que são sobre temas aparentemente estapafúrdios ou muito específicos, mas que acabam por nos ensinar algumas coisas ou, pelo menos, abrir a nossa mente para coisas acerca das quais não costumamos reflectir. Claro que seria ambicioso da parte de Heather Radke publicar uma história exaustiva sobre o rabo humano — e a própria autora diz, logo no início do livro, que não explorou todas as vertentes que haveria para explorar.
In so many ways, butts ask us to turn away, to giggle with hot-faced shame and roll our eyes. When I started writing this book, I wondered what would happen if I instead turned my full attention toward the butt, if I investigated its history and asked butt experts and enthusiasts of all stripes — scientists, drag queens, dance instructors, historians, and archivists — serious questions about what butts are and what butts mean. In doing so, I found stories of tragedy, anger, oppression, lust, and joy. And I found that in our bodies, we carry histories.
Heather Radke explora questões mais inócuas, mas também parte da história dos rabos humanos para compreender melhor questões de racismo e opressão, por exemplo. Se procuram uma leitura que entretém, com uma escrita bastante acessível, que misture a experiência pessoal da autora com história e cultura, então provavelmente vão gostar deste livro. Acho que ainda não está traduzido, mas esperemos que esteja brevemente!