Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Ter | 27.11.18

Brunch // O Asiático

Não escondo que o Chef Kiko é um dos meus favoritos de sempre. Todos os seus restaurantes têm algo diferente, mas encontramos um fio condutor interessante entre todos eles. É dos poucos, para mim, que consegue inovar e manter-se fiel a si mesmo - e isso, nos dias de hoje, é muito raro. Todas as novidades dele são pensadas ao detalhe e, por isso, não me surpreende que o brunch tenha demorado tanto tempo a chegar aos seus restaurantes.

 

o-asiatico-brunch-cafe-vietnamita.jpg

 

Porque quando chegou, chegou em grande. O Asiático - onde eu já tinha ido uma vez - foi o primeiro a receber este conceito de juntar o pequeno-almoço e o almoço numa só refeição. Pareceu-me a desculpa perfeita para regressar e conhecer o espaço com a luz do dia, já que da outra vez tinha ido ao jantar. O restaurante não perde o lado intimista apesar da luz que entra através das enormes janelas (apesar de chover a potes no dia em que fomos) e pude demorar-me mais nos pormenores.

 

o-asiatico-brunch-1.jpg

o-asiatico-brunch.jpg

 

Para os fins-de-semana, O Asiático traz então três menus de brunch: o Brunch Tataki, o Brunch Ramen e o Brunch Bao - cada um deles com diferentes iguarias asiáticas, claro. Nós decidimos dividir o primeiro (com pratos mais doces) e o último (mais completo). Qualquer um dos menus começa da mesma forma: com uma Selecção de Pães composta por bao, flat bread, croissant, manteiga de alga nori, manteiga de kimchi e compota de ameixa. A partir daí, são só diferenças.

 

o-asiatico-brunch-seleccao-paes.jpg

 

 

Brunch Tataki (18,90€)

Como disse é mais doce e, pareceu-me, mais leve. Depois de nos entretermos com os diversos pães, somos presenteados com um Iogurte e Lichias (iogurte natural, lichias e caju) e com uma Panqueca de Chá Verde e Galanga, que estava deliciosa. Por fim, chega-nos um dos pratos mais bonitos que já vi: o Tataki de Espadarte Rosa, com beterraba e gengibre. E basta a primeira dentada para percebermos que o sabor é tão impactante quanto o aspecto. Tudo isto acompanha com um Sumo de Maracujá e Côco.

 

o-asiatico-brunch-panqueca-ovo.jpg

o-asiatico-brunch-tataki.jpg

 

 

Brunch Bao (23,70€)

Este menu tem mais um prato e é, todo ele, mais composto e reconfortante. O único elemento doce é uma Tapioca Cremosa e Maracujá que é maravilhosa! De resto, é um menu predominantemente salgado, trazendo um Ovo BT (feito a baixa temperatura, com camarão, cogumelos shitake e kimchi), umas Guiozas de Lavagante (com porco preto e sake) e um Bao Surf&Turf, recheado com barriga de porco, camarão e wasabi). O bao foi o meu prato favorito deste menu e uma forma maravilhosa de terminar a refeição. Importa também dizer que um Sumo de Cereja e Yuzu vai regando toda a refeição.

 

o-asiatico-brunch-tapioca.jpg

o-asiatico-brunch-ovo-bt.jpg

o-asiatico-brunch-guiosas.jpg

o-asiatico-brunch-bao-surf-turf.jpg

 

Se todos os menus começam da mesma forma, faz sentido que também terminem numa nota semelhante. Neste caso, podemos pedir para acabar a refeição com chá, cappuccino ou café vietnamita. Pedi este último porque nunca tinha experimentado tal coisa e fiquei agradavelmente surpreendida. É um café frio, servido com gelo e doce de leite.

 

o-asiatico-brunch-cafe-vietnamita-1.jpg

 

No seu todo, esta experiência foi tudo o que um brunch deve ser: reconfortante, memorável e feito tarde e a más horas (sorry not sorry). Pode não ser a opção de brunch mais acessível da cidade, mas se quiserem algo realmente diferenciador, então é rumar à Rua da Rosa!

 

O Asiático Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.