Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Seg | 18.09.17

Brunch do Mundo: terminar a viagem na Europa

BRUNCHEUROPA-POST.png

 

Sim, leram bem: a primeira temporada do Brunch do Mundo está a chegar ao fim. E, caramba, foi uma aventura daquelas! A curiosidade levou-me a experimentar o Brunch América e, como adorei a comida, o conceito e as pessoas por detrás do projecto, fui ficando para a edição de África, Ásia e, agora, Europa.

 

Embora pareça que um Brunch Europa vá ser igual a todos os outros brunches a que vamos em Lisboa ou quando viajamos perto, a verdade é que - mais uma vez - o Brunch do Mundo conseguiu surpreender. Fugiram ao óbvio e pesquisaram muito até nos trazerem uma ementa cheia de iguarias desconhecidas e de deixar água na boca.

 

brunch-europa-menu.jpg

 

Na mesa esperava-nos um cesto de pães diferente do costume neste brunch. Para além dos croissants franceses, tinha também bolo do caco e, a acompanhar, uma compota de figo caseira. Uma coisa não podia faltar: a presença de Portugal. E o nosso país esteve sempre muito bem representado, quer através das toalhas de mesa, quer pela deliciosa Laranjada que nos refrescou e abriu o apetite.

  

brunch-europa-paes.jpg

brunch-europa-laranjada.jpg

 

Se têm acompanhado estas viagens gastronómicas aqui pelo blog, certamente saberão que abrimos sempre as hostilidades com uma sopa e esta vez não foi excepção. A Sopa Borscht representa a Rússia e deve o seu aspecto amoroso à beterraba, que lhe confere um tom cor-de-rosa. Mesmo eu, que não adoro sopas, desejei começar todas as minhas refeições assim. Da Turquia - que, não nos podemos esquecer, é meio Europa - chegou um prato chamado Çilbir. Pode parecer estranho mistrurar ovo pochê com iogurte grego e paprika, mas garanto-vos que foi uma das melhores combinações de sabores que provei ultimamente. 

 

brunch-europa-sopa.jpg

brunch-europa-cibir.jpg

 

Este último prato salgado não é novidade para muitos de nós, mas chegou-nos um prato típico nórdico, mas propriamente da Noruega - o Smørbrød. É um pão de centeio muito denso, mas delicioso, que vinha acompanhado por salmão, rabanete uma salada de pepino avinagrada. Apesar de tudo, foi um dos meus favoritos deste brunch pelo facto de estar preparado no ponto.

 

brunch-europa-smorbrod.jpg

 

Aterrámos na doçura da Bélgica (um destino que vou conhecer finalmente em Dezembro!), com uma Waffle com Caramelo Salgado. Meu Deus, o que é isto? Vocês não podem imaginar a felicidade que eu senti assim que provei a primeira garfada. Só espero que as waffles belgas estejam à altura desta que o Brunch do Mundo preparou para nós. Logo a seguir, para atenuar o toque doce da primeira sobremesa, demos um saltinho à Polónia para experimentar a Granola da Europa (com trigo sarraceno e millet) com um Creme de Frutos Vermelhos.

 

brunch-europa-waffle.jpg

brunch-europa-granola.jpg

 

Sabem quando uma viagem está a ser tão boa, tão absorvente, que não querem voltar a casa? Foi exactamente essa a sensação que tive à medida que nos íamos aproximando do último prato deste brunch dedicado ao continente europeu. Fizemos check-out na Alemanha, que nos recebeu com um Crumble de Cereja e Gelado de Canela. Não podíamos ter terminado esta grande jornada num registo mais doce.

 

brunch-europa-crumble.jpg

 

Como não poderia deixar de ser, ficámos por ali, quais companheiros de viagem numa conversa animada com o objectivo de adiar a despedida. É que, se o mundo é a nossa casa, o Brunch do Mundo já é quase uma segunda família. Agarrei logo a Granola da Ásia e a Granola da Europa, as minhas favoritas de todas as edições, para trazer estes sabores deliciosos comigo.

 

brunch-europa-retrato.jpg

 

No fim, mesmo antes de nos despedirmos, recebi um envelope muito pequenino com o meu nome e uma surpresa gigante. Lá dentro, vinha um convite para a edição Best Of Brunch do Mundo, a que só pode ir quem marcou presença nas viagens por todos os outros continentes. Acontece já no dia 30 e mal posso esperar para recordar os melhores sabores de todos os continentes, numa excelente companhia.

 

brunch-europa-envelope.jpg

 

Mas não pensem que o Brunch do Mundo chegou ao fim! Pelo contrário: se a primeira temporada correu bem, podem crer que o que vem a seguir será incrível. É uma questão de esperarem por novidades - até eu estou super curiosa com o que estas pessoas maravilhosas andam a tramar. Até lá, ainda podem ser um dos 10 sortudos a conseguir lugar na segunda viagem pela Europa, basta estarem atentos ao Facebook e Instagram do Brunch do Mundo e serem dos primeiros a enviar um e-mail. Vão fazer check-in nesta deliciosa aventura?

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.