Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Ter | 13.11.18

Brunch do Mundo // Ásia Central

Senhoras e senhores, bem-vindos ao voo com destino à Ásia Central, operado pelo Brunch do Mundo. Como habitual, a viagem só começa quando os 22 passageiros estão sentados à mesa, mas nem por isso o nosso palato fica adormecido - no grande quadro com o mapa mundi podemos ver o alinhamento para o brunch eu fiquei logo curiosa. Nunca estive na Ásia, mas é uma das gastronomias de que mais gosto.

 

brunch-do-mundo-asica-central-papadum.jpg

 

O itinerário arranca na Índia - país onde regressaremos mais à frente - com cestos de pão chaputi e papadum, acompanhados de manteiga e compota de frutos vermelhos. A conversa do nosso lado da mesa começou e fluiu naturalmente logo neste momento, o que me fez recordar os primórdios deste projecto (quando ainda só havia 10 passageiros à mesa e o brunch acontecia num terraço de Lisboa).

 

brunch-do-mundo-asica-central-chaputi.jpg

 

Do Paquistão, o maior produtor de bolas de futebol do mundo, veio uma bebida chamada Shikanji, que deu o pontapé de partida oficial deste menu (viram o que fiz aqui?). Parece-se em tudo a uma limonada, mas quando provamos chega-nos o sabor a especiarias e temperos fortes, como o gengibre e os cominhos.

 

brunch-do-mundo-asica-central-shikanji.jpg

 

A Sopa de Lentilhas Verdes e Arroz Integral que chegou logo a seguir também era bastante forte e consistente. É inspirada no Tajiquistão, onde, segundo nos contaram, o processo de divórcio é bastante simples: basta que o homem diga três vezes a palavra divórcio (“taloq”) e já está. Se eu casasse com alguém que me fizesse uma sopa destas todos os dias, o divórcio era a última coisa que queria na vida.

 

brunch-do-mundo-asica-central-sopa-lentilhas-arroz

 

Lembram-se de ter dito que iriamos regressar à Índia? Pois bem, o terceiro prato deste menu obrigou-nos a fazer inversão de marcha, mas foi por um bom motivo. Chama-se Ovo Bhurji e é servido dentro de pão Paratha (aparentemente simples, parece que é um filme para se confeccionar). É um prato típico de street food indiana: o ovo vem mexido dentro do pão, com cebola, tomate e outros ingredientes e temperos.

 

brunch-do-mundo-asica-central-ovo-bhurji.jpg

 

Por falar em street food, no Butão é muito comum comer-se Momos na rua. São uma espécie de dumplings, que aqui vinham recheados com legumes e podiam ser molhados num chutney picante. Confesso que, de todos os pratos desta viagem, foi o que menos me conquistou.

 

brunch-do-mundo-asica-central-momos.jpg

 

Mas o prato que veio do Sri Lanka compensou tudo. Apresento-vos os (as?) Pani Pol. São, nada mais, nada menos, do que umas panquecas fininhas, mais em estilo crepe, recheadas com côco e cardamomo. Pessoas, vocês já vão sabendo que eu não adoro côco, mas esta sobremesa estava DI-VI-NAL. A par dos ovos indianos, foi o prato de que mais gostei.

 

brunch-do-mundo-asica-central-pani-pol.jpg

 

Quase mesmo a terminar esta mini-viagem pela Ásia Central, ainda tivemos direito a duas paragens. Curiosamente, fomos primeiro ao Nepal, onde existe a montanha mais alta do mundo, e seguidamente fomos ao país mais baixo do mundo - as Maldivas (sabiam que o ponto mais alto destas ilhas é de apenas 2 metros e qualquer coisa). No primeiro comemos uma Granola de arroz e sésamo com Creme de baunilha e caju e terminámos com um doce chamado Bis Haluvaa, feito apenas com três ingredientes: manteiga ghee, ovos e leite condensado. Uma bomba, sim, mas uma maravilha.

 

brunch-do-mundo-asica-central-granola.jpg

brunch-do-mundo-asica-central-bis-haluvaa.jpg

 

De barriguinhas cheias e felizes, juntámo-nos todos mais um bocadinho no final para o retrato de família do costume. Não sei se conseguem ver, mas eu e a Avó estávamos especialmente felizes.

 

brunch-do-mundo-asica-central.jpg

 

Se quiserem viajar através da comida e fica com um sorriso destes, é estarem atentos ao Instagram e Facebook do Brunch do Mundo, onde são anunciadas as datas e os menus. A partir daí é só enviar um e-mail para reservar lugar e fazer figas para conseguirem!

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Rita da Nova

    15.11.18

    Sim! Vai experimentar, tenho a certeza de que vais gostar (do Brunch do Mundo e do Roda Bota Fora!).
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.