#BlackLivesMatter e livros sobre o tema
Como é que posso ajudar? É a pergunta que não me tem saído da cabeça. Como é que eu, do alto do privilégio de ser uma mulher branca, sem problemas na vida, posso ajudar? Confesso que andei dias a matutar nisto e depois, ao olhar para as estantes da sala, tudo fez sentido.
Uma das coisas que sei que posso fazer é partilhar fontes de informação e conhecimento para ajudar aqueles que não sabem bem o que dizer ou pensar sobre um problema de séculos. Desenganem-se os que acham que isto é uma luta de um grupo específico de pessoas - isto é uma luta de todos.
Não leio muita não-ficção, como vocês sabem, mas todos os livros que vos sugiro neste post são demasiado inspirados na realidade para serem postos de lado neste momento. Todos eles me ajudaram a ter noção de muitas coisas: do privilégio de ser branca, da realidade tão diferente que outras pessoas vivem, das coisas a que têm que se sujeitar para terem uma vida minimamente decente. Espero que vos sejam úteis, também:
> Born a Crime, Trevor Noah (book review)
> To Kill a Mocking Bird, Harper Lee
> I Know Why The Caged Bird Sings, Maya Angelou (book review)
> Gather Together In My Name, Maya Angelou
> Purple Hibiscus, Chimamanda Ngozi Adichie (book review)
> Americanah, Chimamanda Ngozi Adichie (book review)
> The Color Purple, Alice Walker (book review)
Que livros sentem que falta nesta lista? Sei que ainda está muito incompleta e que há muitos livros que ainda posso ler para me informar mais sobre o tema!