Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Sex | 05.06.20

#BlackLivesMatter e livros sobre o tema

Como é que posso ajudar? É a pergunta que não me tem saído da cabeça. Como é que eu, do alto do privilégio de ser uma mulher branca, sem problemas na vida, posso ajudar? Confesso que andei dias a matutar nisto e depois, ao olhar para as estantes da sala, tudo fez sentido.

 

806D8F37-02FE-4131-8BA3-E1E150AE7220.jpg

 

Uma das coisas que sei que posso fazer é partilhar fontes de informação e conhecimento para ajudar aqueles que não sabem bem o que dizer ou pensar sobre um problema de séculos. Desenganem-se os que acham que isto é uma luta de um grupo específico de pessoas - isto é uma luta de todos.

 

Não leio muita não-ficção, como vocês sabem, mas todos os livros que vos sugiro neste post são demasiado inspirados na realidade para serem postos de lado neste momento. Todos eles me ajudaram a ter noção de muitas coisas: do privilégio de ser branca, da realidade tão diferente que outras pessoas vivem, das coisas a que têm que se sujeitar para terem uma vida minimamente decente. Espero que vos sejam úteis, também:

 

> Born a Crime, Trevor Noah (book review)

> To Kill a Mocking Bird, Harper Lee

> I Know Why The Caged Bird Sings, Maya Angelou (book review)

> Gather Together In My Name, Maya Angelou

> Purple Hibiscus, Chimamanda Ngozi Adichie (book review)

> Americanah, Chimamanda Ngozi Adichie (book review)

> The Color Purple, Alice Walker (book review)

 

Que livros sentem que falta nesta lista? Sei que ainda está muito incompleta e que há muitos livros que ainda posso ler para me informar mais sobre o tema!

14 comentários

Comentar post