Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Ter | 14.06.22

Barcelona Literária

Se acompanham o Livra-te, certamente saberão que eu e a Joana estivemos em Barcelona para assistir ao concerto do Conan Gray. Mas porque não há nada melhor do que transformar qualquer viagem em turismo literário, aproveitámos o fim-de-semana para conhecer livrarias e — melhor ainda — fazer uma tour d’A Sombra do Vento.

 

barcelona-come-in-1.jpg

 

Passaram-se seis anos desde a minha última visita à cidade e notei algumas diferenças no ambiente. Porém, a diferença mais positiva que encontrei foi a quantidade de livrarias com livros noutras línguas que não castelhano e catalão. Por isso, sim: Barcelona é um excelente destino para comprar livros, bem como para ver as capas maravilhosas do mercado catalão.

 

Tínhamos dezenas de livrarias apontadas num mapa, mas o tempo era pouco e decidimos ir apenas a cinco — dedicámos uma manhã só a visitar livrarias. Começámos pela Laie Libreria Café, que cheirava tal e qual a Bertrand do Chiado e tinha um café muito giro no andar de cima. Tem selecção de livros em inglês, mas aqui não comprámos nada. Depois passámos pela Documenta, cujo espaço é bem mais luminoso e onde há um espaço exterior onde podemos folhear livros que nos interessem. Aqui ainda estávamos controladas, mas deixámos o início do descontrolo para a Libreria La Central da Carrer de Mallorca — esta livraria é enorme e tem livros em várias línguas, bem como livros portugueses traduzidos. Foi aqui que comprei Blue Nights, de Joan Didion.

 

 

Daqui começámos a subir em direcção ao bairro de Gràcia, onde visitámos mais duas livrarias. Começámos pela Come In, onde só há livros em inglês e onde encontrámos várias novidades que nunca tínhamos visto fisicamente. Tem várias secções, incluindo Young Adult, Mitologia e livros LGBTQ+. Podem imaginar que tenha sido difícil não vir carregada de livros, mas lá consegui e trouxe apenas A Thousand Ships, de Natalie Haynes.

 

 

Sabem onde é que a Joana se perdeu totalmente? Na Hibernian - Secondhand English Bookshop, a nossa última paragem desta mini tour por livrarias. Mal entrámos, batemos logo o olho em dois exemplares de How to be Both, de Ali Smith, que agarrámos antes que fugissem. À semelhança de grande parte das livrarias em segunda mão, é preciso perder algum tempo em busca de bons títulos, mas com uns vinte minutos conseguimos encontrar mais dois livros que a Joana queria. Mais tempo houvesse, mais desgraça financeira haveria.

 

 

A nossa sorte é que, depois disso — além de horas de leitura na relva do Parc de la Ciutadella —, o nosso único contacto com livros foi através da Tour da Sombra do Vento. Eu já tinha ouvido dizer que se organizavam estes passeios guiados pela cidade, com o objectivo de mostrar locais mencionados por Carlos Ruiz Zafón no livro, mas nunca tinha pesquisado sobre isso. Mal marcámos o fim-de-semana em Barcelona, fomos logo investigar e encontrámos apenas uma, que podem reservar através da Get Your Guide. É 100% de confiança, usei muito quando fomos à Argentina e esta tour também correu super bem.

 

 

Claro que, sendo um livro de ficção, há locais que não existem ou que foram inspirados noutros — não façam como um senhor da nossa tour que ficou chateado por não dar para ver o Cemitério dos Livros Esquecidos. A parte boa é que a guia (incrível!) vai lendo partes do livro em inglês e em espanhol, para nos situar e ajudar a recordar certos momentos do livro. Não quero dar muitos detalhes para não vos estragar a surpresa, deixo-vos só algumas fotografias para aguçar a curiosidade. De qualquer das formas, como apaixonada por este livro, só posso recomendar que façam mesmo este passeio — através da Get Your Guide custou 14€ por pessoa e valeu cada cêntimo, mas parece que a plataforma já não tem disponível a este preço. Mas nada temam, basta ir directamente à empresa que organiza estas tours e é possível marcar por lá a 12,50€. 

 

 

Espero que tenham gostado desta pequena rota literária em Barcelona. Se quiserem saber um pouco mais sobre a nossa viagem, mesmo as partes que não têm a ver com livros, podem ouvir o episódio do Livra-te que gravámos no regresso! ✨

 

4 comentários

Comentar post