Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Ter | 05.10.21

Autumn, Ali Smith

Conhecem aquela sensação de um livro nos deixar com um quentinho no coração logo desde as primeiras páginas? A minha experiência com Ali Smith e o seu Autumn foi precisamente assim. É o primeiro de quatro livros sazonais, que nada têm em comum sem ser o facto de serem inspirados em estações do ano específicas. 

 

autumn-ali-smith.jpg

 

Autumn é uma novela pós-Brexit, que analisa os efeitos do referendo na sociedade do Reino Unido – não tanto a nível político, mas sobretudo nas pessoas, que estão mais nervosas e ansiosas. Embora seja um tema sempre presente na narrativa, o enredo centra-se principalmente em Elisabeth e Daniel, dois vizinhos muito diferentes: Elisabeth está na casa dos trinta, Daniel é um senhor centenário. 

 

Ao longo do livro vamos andando sempre entre presente e passado. No presente, Daniel está num estado de sono prolongado – que as enfermeiras da casa de repouso associam à aproximação da morte – e Elisabeth o visita com alguma frequência, dizendo ser neta dele. Nos saltos temporais que nos levam ao passado aprendemos mais sobre a vida de Daniel e sobre a forma como esta relação de amizade e amor se formou entre vizinhos, quando Elisabeth era ainda uma criança. 

 

The lifelong friends, he said. We sometimes wait a lifetime for them.

 

Nem sempre sabemos muito bem se estamos a ler memórias, sonhos ou o que se passa no presente – e a escrita de Ali Smith reforça esta passagem subtil entre diferentes estados, diferentes linhas temporais, diferentes personagens. É realmente um estilo de escrita muito peculiar e muito bonito, onde só estranhamos os primeiros parágrafos. Adoro a ideia de escrever livros associados a estações do ano sem que necessariamente o enredo seja, neste caso, algo excessivamente outonal. O Outono está lá, sim, embora a meu ver esteja mais nesta ideia de transição e de começo do fim. 

 

As quatro novelas sazonais estão editadas em português pela Elsinore, bem como a maior parte dos livros da autora. Bastou-me este primeiro contacto para ter a certeza de que quero mergulhar na obra dela com mais profundidade – tanto que já comprei os restantes três desta colecção e planeio lê-los por ordem (de seguida lerei Winter, depois Spring e Summer). 

 

Quem desse lado já tinha lido alguma coisa de Ali Smith? O que acharam e quais me recomendam depois desta tetralogia? 🍁

9 comentários

Comentar post