Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qui | 15.07.21

Autobiografia Não Autorizada, Dulce Maria Cardoso

Já disse isto várias vezes e não me canso de repetir: é impossível colocar em palavras a admiração que sinto pela Dulce Maria Cardoso. E, depois de ler o seu novo livro, Autobiografia Não Autorizada, passei a gostar ainda mais da mulher por detrás da escritora – se é que isto faz sentido. 

 

autobiografia-nao-autorizada-dulce-maria-cardoso.j

 

É certo que eu esperaria que o próximo livro dela fosse o segundo volume de Eliete, que li no ano passado e adorei. Porém, soube-se que a mãe dela precisou de apoio e que a escrita do livro ficou meio atrasada por causa disso. De qualquer das formas, este foi uma excelente alternativa para matar saudades da escrita da autora. Admito que nunca tive o hábito de ler as crónicas que escreve na Visão, mas depois de Autobiografia Não Autorizada passarei a fazê-lo. 

 

O livro é, no fundo, uma colectânea de algumas das crónicas que foi escrevendo para a revista e que ganham esta forma de uma quase autobiografia. Gostei que fosse muito actual, isto é, que os textos escolhidos já considerassem esta época de pandemia, sem, no entanto, descurar alguns mais intemporais que nos levam directamente para a infância de Dulce Maria Cardoso. 

 

É muito interessante ver como a autora tem uma auto-consciência enorme, ao mesmo tempo que faz por não se levar muito a sério. Por outro lado, foi bom perceber também as diferentes inspirações para os livros que foi publicando, tanto aquelas que vêm da sua vida pessoal, como as que lhe surgem do mundo e dos outros. Acho que é bom conhecer os escritores por detrás dos livros que adoramos – às vezes podemos desiludir-nos, mas não é o caso com a Dulce Maria Cardoso. 

 

Pronto, aqui a fan girl vai-se calar! Há por aí mais admiradores desta escritora? Se sim, já leram esta colectânea?

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Rita da Nova

    19.07.21

    Eliete foi um dos meus favoritos do ano passado, recomendo muito!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.