Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Ter | 18.10.22

Audiolivros: onde e como ouvir

Os audiolivros são um dos temas acerca dos quais recebo mais mensagens e perguntas — e, nesse sentido, achei que seria boa ideia criar um post aqui no blog onde vos contasse um pouco mais sobre como comecei a ouvir livros, que tipos de livros oiço e, acima de tudo, as plataformas que mais uso para o fazer. Tal como acontecia com a leitura em digital (Kobo, no meu caso), ao início eu sentia que talvez não fosse para mim: vivia muito agarrada à ideia de ler um livro de forma tradicional.

 

audiolivros.jpeg

 

Porém, com a chegada do Kobo à minha vida, tornei-me um pouco mais aberta a diferentes formatos de leitura. Ouvi o meu primeiro audiolivro em 2021 — Becoming, de Michelle Obama — e fiquei logo rendida à experiência. Gosto sobretudo dos livros que são narrados pelos próprios autores porque, embora nem todos tenham uma voz típica de narrador, acabam por conseguir passar uma emoção mais aproximada do que era a sua intenção quando escreveram.

 

Que audiolivros oiço?

A minha escolha de audiolivros é muito especifica: percebi desde cedo que gostava sobretudo de ouvir livros de não-ficção, já que são aqueles em que sinto mais dificuldade de concentração se estiver a ler (físico ou digital). Falo de livros de não-ficção um pouco mais ligados a feminismo ou a mitologia, por exemplo, sobre os quais sempre tive interesse, mas acabava por sentir que a leitura era um momento de estudo e não de descontracção. Paralelamente, descobri que adoro ouvir histórias reais — biografias, livros de memórias, ensaios pessoais, etc.

 

A minha escolha de audiolivros recai muito nestes temas e géneros, provavelmente porque me dão a ideia de estar a ouvir um podcast mais longo e não uma história ficcionada. Nunca experimentei ouvir livros de ficção e acho que vou manter-me assim porque é uma forma de separar os dois tipos de leitura no meu cérebro — e, dessa forma, consigo estar a ler um livro físico e a ouvir um audiolivro “ao mesmo tempo” sem que tudo se misture na minha cabeça.

 

Além disso, consigo introduzir momentos de leitura quando, normalmente, não teria capacidade para estar a consumir um livro — por exemplo: quando estou a conduzir, a andar na rua com phones ou até a fazer tarefas mais mecânicas em casa, como limpar ou regar as plantas.

 

Deixo-vos a nota de que, infelizmente, a oferta de audiolivros narrados em português ainda é bastante reduzida, pelo que oiço em inglês. Podem sempre ler as reviews que escrevi sobre os audiolivros que fui ouvindo, para se inspirarem.

 

audiolivros-2.jpeg

 

Onde oiço audiolivros?

Dentro deste assunto, acho que é a pergunta que mais me fazem e a resposta mais directa é “em vários sítios”, mas eu prometo que vou concretizar. Comecei por ouvir audiolivros no Kobo — existe uma app que podem usar, mesmo que não tenham um Kobo ou caso o vosso modelo não suporte o formato de áudio. Infelizmente, caso não tenham a subscrição de Kobo Plus, terão de comprar os audiolivros à unidade e são bastante caros.

 

Vai daí, comecei a investigar outras apps, na maioria das quais pagam uma subscrição mensal e podem ouvir os que quiserem (ou a quantidade específica a que a vossa subscrição der direito). Já experimentei o free trial do Audible e, neste momento, estou a experimentar 60 dias grátis na app do Scribd. Até agora estou bastante satisfeita com o catálogo e, caso queiram testar e ver se os audiolivros são para vocês, podem usar este meu link para terem também acesso a 60 dias grátis.

 

 

Como é que é a vossa relação com este formato de leitura? Já experimentaram, têm curiosidade ou nem sequer querem dar uma oportunidade? Caso já tenham entrado neste mundo, deixem-me sugestões de apps ou de livros para ouvir!

8 comentários

Comentar post