Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qua | 07.10.20

Anxious People, Fredrik Backman

Quem acompanha as book reviews que vou publicando aqui pelo blog sabe o quão fascinada fiquei pela minha primeira experiência com Fredrik Backman - A Man Called Ove. Depois disso ainda vi o filme (sueco) e gostei muito da adaptação. Tinha ficado com outros livros dele debaixo de olho e, quando vi que tinha lançado mais um, Anxious People, decidi guardá-lo em wishlist para ser a minha primeira leitura no Kobo.

 

A5123249-3A41-4186-B31C-6635E42429D1-A012479F-DD06

 

Neste livro, Fredrik Backman conta a história de um assalto falhado a um banco no dia anterior à passagem de ano. Mas a história é sobre bem mais do que isso - é uma história sobre oito estranhos que se vêem reféns desse mesmo assalto e “forçados” a partilhar o mesmo espaço durante várias horas. É sobre o que causa ansiedade a cada uma das personagens, não apenas os reféns, mas o assaltante e até os dois polícias que investigam o caso.

 

We’re just strangers passing each other, your anxieties briefly brushing against mine as the fibres of our coats touch momentarily on a crowded pavement somewhere. We never really know what we do to each other, with each other, for each other.

 

Ao longo dos capítulos do livro vamos acompanhado quer os momentos que se vivem dentro do apartamento onde estão os reféns, quer os interrogatórios que os dois polícias vão fazendo às várias testemunhas, quer vários acontecimentos do passado que têm importância para o que se vive no presente da narrativa. Gostava de vos dar mais detalhes sobre a história, mas sinto que a magia deste livro está em irmos descobrindo as pequenas coisas que unem as diferentes personagens - dessa maneira, ao dar-vos mais informações, poderia estragar pequeninos momentos de surpresa que surgem ao longo da leitura.

 

They say that a person’s personality is the sum of their experiences. But that isn’t true, at least not entirely, because if our past was all that defined us, we’d never be able to put up with ourselves. We need to be allowed to convince ourselves that we’re more than the mistakes we made yesterday. That we are all of our next choices, too, all of our tomorrows.

 

Anxious People não me marcou tanto quanto A Man Called Ove, mas as duas histórias partilham temáticas - ambos falam sobre o que é perder a nossa companhia de anos, a necessidade de empatia e a tendência para o suicídio. Tendo lido apenas dois livros de Fredrik Backman, começo a questionar-me se estes assuntos são comuns em mais obras dele. Irei certamente ler mais alguns, para perceber.

 

Sei que o livro foi editado para e-book em Agosto deste ano e, segundo percebi, ainda não há uma versão portuguesa. De qualquer das formas, conseguem encontrar a versão física e em inglês nos locais habituais! Quem desse lado já leu este livro? E quem ficou com vontade de ler? Contem-me tudo ali 👇

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Rita da Nova

    11.10.20

    Gosto muito dele porque tem sempre premissas simples, mas boas 🙌
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.