Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Rita da Nova

Restaurantes // Café Portugal

Eu só tinha ouvido falar do Café Portugal, inserido no My Story Hotel do Rossio, porque a Luísa - a irmã do Guilherme - já lá trabalhou. Na altura éramos para ir experimentar, mas o tempo passou, ela saiu de lá e nós nunca mais nos lembrámos. Na sexta-feira passada apetecia-nos um jantar tranquilo a dois e acabámos por ir lá parar.

 

cafe-portugal.jpg

 

Fora a comida (já lá vamos, seus lambões), aquilo de que mais gostei neste restaurante é, ao mesmo tempo, a sua maior fraqueza. Apesar se se situar em plena Praça do Rossio, está tão escondido que só lá vamos dar se soubermos que existe (ou se estivermos hospedados no hotel). É preciso subir um andar para dar com a sala do Café Portugal, que ocupou o espaço de um estabelecimento antigo com o mesmo nome.

Ler mais )

Restaurantes // Ciao Gaucho

Concordamos neste ponto: Lisboa está ao rubro e há cada vez mais restaurantes com conceitos diferentes a surgir por aí, certo? Mas ainda há alguns que conseguem inovar e surpreender, como é o caso do Ciao Gaucho - um italo-argentino que fica no Parque das Nações. A fusão vê-se logo no nome, já que “Ciao” significa olá (e adeus) em italiano e “Gaucho” é a expressão usada pelos argentinos para se referirem a uma espécie de cowboy da região.

 

ciao-gaucho.jpg

 

O propósito é promover um encontro interessante entre culturas através da gastronomia. E é curioso porque este encontro foi quase literal: Schelotto (sim, o jogador de futebol) nasceu na argentina e mudou-se muito cedo para Itália. Depois conheceu Simone e Daniele Campi, que são os outros dois sócios deste projecto. Daí à abertura do restaurante, foi um saltinho. Ainda assim, gostava que o espaço espelhasse mais este encontro cultural, já que está maioritariamente decorado com camisolas de futebol.

Ler mais )

Restaurantes // Trópico do Cais

Trópico do Cais não é novidade por aqui. No início da semana partilhei convosco o jantar que tive lá com a Mafalda Beirão, no primeiro post da rubrica Dividimos a Conta. Confesso que há muito tempo que queria conhecer o espaço e fiquei super contente quando, da lista de restaurantes Zomato Gold, a Mafalda escolheu este.

 

tropico-do-cais.jpg

 

A experiência foi tão boa que decidi reservar um espacinho aqui pelo blog para falar apenas do ambiente e da comida. Começo pelo primeiro, que é aquilo que mais chama a atenção mal entramos no Trópico do Cais. É que o nome não podia ser mais literal: estamos no Cais do Sodré, mas mal passamos a porta parece que fomos teletransportados para um país qualquer nos trópicos. Naquele dia nem fazia calor, mas o espaço é tão sugestivo que até parecia que sim.

Ler mais )

Palavras Cruzadas // Regresso às aulas

Sabem a velha máxima que diz que só valorizamos as coisas quando as perdemos? É exactamente isso que penso quando me lembro que, nos tempos de escola, rapidamente ficava aborrecida das férias escolares. Hoje em dia apetece-me dar um berro e dois pares de estalos à miúda que, passadas duas semanas de pausa, já estava a perguntar quando é que era altura de voltar às aulas.

 

palavras-cruzadas-regresso-aulas.jpg

 

Eu suportava apenas o tempo necessário para dar o descanso que o meu corpo e a minha mente precisavam efectivamente. Mas desde muito cedo que aproveitava as férias para criar novos projectos. Eu criei jornais, escrevi livros, abri negócios de venda de pulseiras e colares de missangas (quem nunca?). Depois disso começaram a surgir os cursos e workshops, maioritariamente ligados à escrita. Por cada semana de praia, eu precisava de pelo menos duas de novos projectos.

Ler mais )