Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Sex | 19.10.18

5 pratos asiáticos para comer em Lisboa

Não temos como negar as evidências: há cada vez mais restaurantes asiáticos a abrir em Lisboa. Se, muito no início, começaram por surgir os restaurantes chineses e depois, lentamente, os de sushi, a verdade é que aos dias de hoje a oferta é muito mais diversificada. Eu não me posso queixar porque, embora nunca tenha ido à Ásia, esta é uma das gastronomias de que mais gosto.

 

PRATOS-ASIÁTICOS.png

 

Por isso, hoje decidi sugerir-vos não apenas um restaurante, mas os cinco pratos asiáticos que têm mesmo que comer em Lisboa. Atenção que esta lista foi criada com base no meu gosto e nas minhas experiências, por isso é normal que daqui por uns tempos venha a ser alterada ou, pelo menos, aumentada. Escusado será dizer que a ordem pela qual os apresento não significa nada, até porque seria injusto classificar pratos tão diferentes. Prontos para ver o que escolhi?

 

 

1. As Korean Chicken Wings do SOI

Comi muita coisa boa no SOI, é verdade, mas as Korean Chicken Wings destacam-se na minha memória de cada vez que me recordo desta experiência gastronómica. Acho, até, que nunca comi chicken wings tão boas quanto estas - são suculentas por dentro, crocantes por fora e o molho que as cobre é absolutamente delicioso.

 

korean-chicken-wings-soi.png

 

 

Podem ler mais coisas sobre a comida do SOI aqui:

> SOI: um banquete de street food asiática

 

 

2. O Pad Thai do Boa Bao

Meus senhores, estão perante aquele que é - muito possivelmente - o melhor Pad Thai de Lisboa. Bem sei que há muitas coisas novas e diferentes para provar no Boa Bao, mas a vantagem da carta extensa é exactamente essa. Agora, se só forem uma vez na vida a este restaurante (duvido muito, mas enfim), então não podem mesmo perder este prato. Podem pedir com tofu ou camarão tigre, mas eu sou assumidamente fã deste último.

 

pad-thai-camarao-boa-bao.png

 

Tudo o que eu escrevi sobre o Boa Bao aqui:

> Boa Bao: fama ou proveito?

 

 

3. A Tempura de Camarão d’O Japonês

A proposta deste restaurante é mesmo muito interessante: O Japonês traz-nos uma amostra daquilo que é a cozinha Nikkei, ou seja, a gastronomia criada pela fusão entre a comida japonesa e a comida peruana. Gosto muito de ambas, mas o prato que mais me surpreendeu foi a Tempura de Camarão, não só pela polme perfeita, como também pelo molho picante que a acompanha. Vale a pena ir até ao Ritz para experimentar este prato.

 

tempura-camarao-japones.png

 

 

Leiam mais coisas sobre o meu jantar n’O Japonês aqui:

> O Japonês: cozinha Nikkei no novo restaurante do Ritz

 

 

O Okonomiyaki do Atari Baby

Sinto que este prato carece de uma explicação prévia para conseguir ganhar a vossa atenção. Ora, então imaginem uma panqueca salgada feita com legumes e, por vezes, uma fonte de proteína (camarão, polvo ou bacon). Isto são os Okonomiyaki. Pode parecer estranho, mas é um dos melhores pratos japoneses que conheço. Em Lisboa já há alguns restaurantes que os servem, mas os do Atari Baby continuam a ser os meus favoritos. Até porque, convenhamos, é muito giro jantar num ambiente arcade.

 

okonomiyaki-atari-baby.png 

 

A minha experiência no Atari Baby para recordar aqui:

> Atari Baby: Comida japonesa, Arcade e Karaoke

 

 

A Roleta Russa de Gunkans do Miss Jappa

Já dediquei algum tempo a descrever-vos este prato, mas reforçar nunca fica mal. Os gunkans do Miss Jappa não são uns gunkan quaisquer, há todo um jogo associado. São seis peças de sushi aparentemente inofensivas, mas uma delas é extremamente picantes. Quem for o feliz contemplado com esse mindinho, tem que beber um shot de sakê. Resta dizer-vos que, apesar de já me ter calhado a fava duas vezes, continuo a divertir-me imenso.

 

roleta-russa-gunkans.png

 

Podem ler mais sobre o Miss Jappa neste post:

> Restaurantes // Miss Jappa

 

 

Quais são os vossos pratos asiáticos de eleição em Lisboa? Quero saber tudo, para poder ir experimentar!

4 comentários

Comentar post