Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Qua | 05.09.18

3 pizzas de figos e presunto em Lisboa

Dizem que o palato muda de sete em sete anos. Talvez isso explique que, de um momento para o outro, eu tenha passado de odiar figos para os adorar. Em miúda aquilo que mais me apoquentava era mesmo a textura, o que fazia com que rejeitasse esta fruta ainda sem antes experimentar. Há coisa de quatro anos decidi finalmente dar-lhes uma oportunidade e, senhores!, que momento marcante se deu na minha vida.

 

POST-PIZZAS.png

 

Os figos passaram directamente para a lista das minhas frutas favoritas e, a par das cerejas, o que me faz gostar tanto é a sua sazonalidade. Hoje em dia já não esperamos por muita coisa, é tudo demasiado imediato. Queremos e temos, assim, como se bastasse a vontade para que tudo se concretize. Mas os bons figos (e boas cerejas) chegam depois de muito tempo de espera e sabem infinitamente melhor por isso.

 

Conto-vos esta história para que percebam a paixão que desenvolvi pelas pizzas de figos e presunto. É a conjugação de doce e salgado que eu tanto gosto, com o facto de saber que vou estar um ano sem poder pedir esta pizza em concreto. Todos os anos, quando chega o Verão, chegam também os figos e estas maravilhosas pizzas e eu faço questão de fazer um mini-roteiro pelas pizzarias lisboetas para descobrir as melhores.

 

Para me despedir desta altura gastronomicamente tão feliz, hoje decidi trazer-vos as minhas três pizzas de figos e presunto favoritas de Lisboa: 

 

Casanova

Foi a primeira pizza de figos e presunto que provei na vida e, por isso, terá sempre um lugar muito especial na minha memória. É, possivelmente, das pizzas mais bem compostas de sempre: traz bastante presunto e os figos costumam vir bem madurinhos e doces.

 

Mais sobre o Casanova neste post:

> Dos almoços junto ao rio: Casanova

 

casanova-pizza-figos-presunto.jpeg

 

 

Pizzaria ZeroZero

Este restaurante dá 10-0 a muitos outros no que diz respeito à confecção das pizzas e a variedade de figos e presunto não foge à regra. Para quem gosta de pizzas um bocadinho mais crocantes, esta é a escolha ideal.

 

Outras coisas que escrevi sobre este restaurante:

> Posso almoçar todos os dias na ZeroZero?

 

zerozero-pizza-figos-presunto.jpg

 

 

Pasta Non Basta

É que nem vou falar mais sobre este restaurante, para não acharem que este blog é comprado por eles (não é - mas, se me estão a ler, podemos acordar um bom pagamento em Spaghettoni al Tartufo). É um dos meus favoritos, e embora prefira sempre as pastas às pizzas, a verdade é que a pizza de figos e presuntos deles que provei no outro dia estava ao nível das duas que falei anteriormente.

 

Já escrevi muito sobre o Pasta Non Basta, podem ler tudo nestes posts:

> Pasta Non Basta: não só de massa vive a cozinha italiana (embora pudesse)

> Pasta Non Basta: apenas um não era suficiente

> Pasta Non Basta // A nova carta de Verão

 

pasta-non-basta-pizza-figos-presunto.jpg

 

 

Abri-vos o apetite ou não são grande fãs desta combinação? Eu já estou com vontade de me agarrar a uma pizza de figos e presunto, vou ver se ainda tenho sorte de apanhar alguma por aí. Tirando estas de que falei, que outras me recomendam?

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.