Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rita da Nova

Vegana Burgers: fast-food vegan e saudável

As pessoas que gostam de pôr tudo em caixinhas têm, normalmente, dificuldade em perceber o meu estilo de alimentação. Não como carnes vermelhas em geral, mas como borrego. Não bebo leite (só de amêndoa), mas não vivo sem queijo ou iogurtes. Sou muito regrada e consciente do que como, mas ir jantar fora e não comer uma sobremesa é algo que não consigo compreender.

 

Isto para dizer que não me insiro em nenhuma etiqueta de alimentação; e ainda bem. Gosto da ideia de ser equilibrada em tudo, sobretudo naquilo que como, já que a comida tem um grande impacto na minha disposição física e mental. Foi sobre estes temas - e sobre a ideia de cada um fazer o estilo de alimentação que lhe faz bem - que estivemos à conversa, no outro dia, num evento organizado em parceria com a Vegana Burgers e a Zomato Gold.

 

vegana-burgers-1.jpg

 

Considero-me até bastante informada sobre alimentação saudável e diferentes estilos de alimentação, mas acabei por aprender algumas coisas novas neste evento. Numa primeira fase discutimos, com a participação de uma nutricionista, a filosofia vegana, os seus princípios, onde é que alguém que não come nada de origem animal consegue encontrar proteína, mas a determinada altura partilhámos apenas experiências sobre a forma como cada um de nós encontrou um ponto de equilíbrio na alimentação.

 

vegana-burgers-preparacao.jpg

vegana-burgers-questoes.jpg

 

Posto isto, foi altura de provar alguns dos hambúrgueres da Vegana Burgers. A cadeia é 100% portuguesa e surgiu, inicialmente, como restaurante de food court, mas recentemente abriu um restaurante no Cais do Sodré e tem sido um verdadeiro sucesso. Os hambúrgueres são tão bons que até os apreciadores de carne vão ter dificuldade em resistir-lhes.

 

Comecemos pelos meus favoritos: o de Cogumelos e Feijão Preto (com maionese vegana e topping de cogumelos frescos em pão de figo) e o de Caril e Grão (com molho pesto e maçã verde em pão de espinafres). Já conhecia o primeiro e o segundo foi uma agradável surpresa, tanto em termos de combinação de sabores como de textura. Depois ainda pude experimentar o de Quinoa e Lentilhas (com molho e topping de manga em pão de beterraba) e o de Batata Doce e Grão (com molho de manga e, normalmente, apresentado em pão de alfarroba mas nós provámos o de Halloween). Este último foi o que achei mais desinteressante, não só o sabor como a textura mais massuda.

 

vegana-burgers-2.jpg

vegana-burgers.jpg

 

A Vegana Burgers mostrou ter sempre o feedback e a opinião dos clientes no centro de tudo o que faz, por isso depois falámos um pouco sobre os hambúrgueres e a escolha dos ingredientes. Cada um de nós avaliou os diferentes hambúrgueres consoante o sabor, a textura, a variedade e apresentação. Soubemos que procuram sempre introduzir sementes e leguminosas em todos, já que são duas fontes de proteína vegetal muito importantes, e o próprio pão tem batata doce na sua composição, para ser menos pesado e mais saudável.

 

vegana-burgers-avaliacao.jpg

 

No final ainda pudemos provar a Mousse de Chocolate Vegana, sem açúcares adicionados, que estava mesmo muito boa. O que a torna tão cremosa é um segredo bem guardado da casa, como aliás deve acontecer sempre com as mousses. Para o Natal, a Vegana Burgers lançou o Bolo Princesa, uma versão mais saudável dos bolos típicos desta época - ideal para veganos e para quem se preocupa mais em comer saudável.

 

vegana-burgers-mousse.jpg

 

Sabiam que a Vegana Burgers é a primeira cadeia de fast-food vegan em Portugal? O que é que torna a vossa alimentação equilibrada? Quero saber tudo!

 

Vegana Burgers Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato