Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rita da Nova

Stanislav Avenida: um espaço que nos troca as voltas

STANISLAV-POST.png

 

Gostava de poder dizer que entrei no Stanislav Avenida sem saber ao que ia, mas com as fontes de informação que temos hoje em dia é impossível irmos a um restaurante sem termos pelo menos uma ideia do que vamos encontrar. Como nessa noite íamos assistir a um espectáculo no São Jorge, procurei restaurantes perto e descobri imediatamente este.

 

Não foi a minha primeira incursão pela comida russa, até porque nos países de leste que visitei em inter-rail a gastronomia era muito semelhante. Para além disso, eu e o meu companheiro dessa viagem visitámos, após o regresso, o Tapadinha ali em Alcântara. Foi impossível não ir com a expectativa de encontrar pelo menos algo semelhante, mas o Stanislav trocou-me completamente as voltas.

 

stanislav-1.jpg

 

É que, se no Tapadinha a decoração é pesada e intensa (propositadamente, tenho a certeza), no Stanislav encontramos uma sala decorada de forma delicada, nalgumas coisas naïve até, mas em bom. Sentimo-nos, ao mesmo tempo, na sala de uma velhinha russa e no livro Alice no País das Maravilhas.

 

stanislav.jpg

 

E se a decoração nos tira o tapete, tenho que vos falar na bela surpresa que foi a comida. Eu na verdade queria experimentar tudo, mas acabámos por nos decidir em duas entradas para dividir: as Beringelas Stanislav, com tomate e queijo brinza, e o Meshocheck, um saquinho de massa crocante recheado com cogumelos e frango. Ambas deliciosas e, sem termos feito de propósito, percebemos que combinam muito bem uma com a outra.

 

stanislav-beringelas.jpg

stanislav-meshocheck.jpg

 

Mas foi o prato principal que me deixou completamente K.O.! Pedi o Ruletiki, que é composto por rolinhos de frango em molho de papoila e acompanha com tiras de crepe. Primeiro, tinha uma das apresentações mais bonitas que vi nos últimos tempos e até tive pena de comer. Depois, estava tudo tão bom que, mesmo sem fome, me fui empanturrando para continuar a ter aquela experiência. Já o Guilherme optou pelo Bife Stanislav, um bife do lombo da vitela com molho brusnika em redução de vodka. Segundo ele estava muito bom, mas o meu era divinal.

 

stanislav-ruletiki.jpg

stanislav-bife.jpg

stanislav-batatas.jpg

 

Eu disse-vos que estava cheia, sim, mas eu tenho um mote de vida: há sempre espaço para sobremesa. Para duas, neste caso, com o nosso esquema habitual de dividir. As Ameixas Recheadas com nozes em redução de vinho tinto estavam menos doces do que pareciam (e ainda bem) e os Blinis Russos (crepes cadeiras recheados com requeijão doce e passas) são tudo o que uma sobremesa deve ser - confortantes e na doce certa de doçura.

 

stanislav-ameixas.jpg

stanislav-blinis.jpg

 

O Stanislav Avenida foi mesmo uma agradável surpresa e confesso que estava à espera de muita coisa, mas não de gostar tanto. O restaurante tem até uma carta com bastantes pratos, por isso é óbvio que vou voltar. Com as expectativas desligadas, claro, que é para me poderem surpreender como da primeira vez.

 

Conhecem a gastronomia russa e algum destes restaurantes que mencionei? Que sítios semelhantes aconselham?

 

Stanislav Avenida Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato