Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Papi & Lobster: o melhor de dois mundos

O que é que a gastronomia portuguesa e a gastronomia italiana têm em comum? Aparentemente mais do que achamos e foi esse o principal motivo para que o Papi & Lobster - o mais recente restaurante italiano de Lisboa - escolhesse Portugal para dar início a um projecto um pouco diferente do habitual.

 

A verdade é que a maioria dos italianos são aborrecidos e nos servem sempre as mesmas coisas. Este novo restaurante de Alcântara quer mudar isso e, para tal, juntou o melhor de dois mundos: a confecção tradicional italiana com os ingredientes portugueses. Para além da Pasta e da Pizza (o PaPi do nome), há também uma série de pratos dedicados ao lavagante (o Lobster do nome, claro).

 

papi-lobster-entrada.jpg

 

O espaço manteve alguns traços do Solar de Alcântara, que ali viveu antes. E é curioso como, mesmo na decoração, conseguimos encontrar traços portugueses como o azulejo e traços tão italianos quanto as cores. Tem uma decoração muito diferente dos restaurantes recentes, o que lhe dá características únicas.

 

papi-lobster-decoração.jpg

papi-lobster-mesa.jpg

 

Enquanto esperávamos que chegasse toda a gente, fomo-nos entretendo com umas Chips de batata e Pasta de atum com anchovas e alcaparras. Pode parecer uma mistura estranha, mas é uma combinação muito interessante que vou querer replicar em casa.

 

papi-lobster-chips.jpg

 

A partir daqui, cada prato que provei mostrou porque é que o Papi & Lobster é, possivelmente, o restaurante italiano mais inovador de Lisboa. É que, apesar de as confecções nos serem familiares, os ingredientes e sabores escolhidos conseguiram dar um twist muito interessante ao jantar. O primeiro exemplo disso foi o Bacalhau Batido em sopa de grão de bico acompanhado de chips de massa fresca e molho ketchup de pimento.

 

papi-lobster-bacalhau.jpg

 

Sabiam que os italianos têm um nome para o acto de passar o pão pelo prato para comer o molho que lá fica? É verdade. Chama-se “fare la scarpetta” e Scarpetta é precisamente o nome do prato que tenta reproduzir este ritual. Um quadradinho de massa de pizza coberto com carne estufada e molho de pecorino para sermos felizes a fazer uma coisa que os nossos pais sempre nos ensinaram que era errada mas que eu adoro fazer.

 

papi-lobster-scarpetta.jpg

 

Não podíamos sair do Papi & Lobster sem experimentar pelo menos uma pasta e foi isso que fizemos a seguir. E foi a mistura perfeita entre sabores italianos e portugueses, já que se tratava de Pappardella com Borrego. Uma delícia, só vos digo.

 

papi-lobster-pappardella.jpg

 

Este restaurante conta com a cabeça e as mãos do pizzaiolo Luciano Passeri, que em 2005 foi considerado o melhor do Mundo. Isto pode colocar-nos as expectativas bem lá em cima, mas garanto-vos que são mais do que superadas. O Papi & Lobster trouxe para Lisboa a Pizza Pala alla Romana, isto é, uma pizza com uma massa e forma diferentes - é rectangular, de 50 por 25 centímetros, e a ideia é ser partida em quadradinhos para ser dividida.

 

Mas não se preocupem: também podem comer pizzas redondas ou pedir que seja feita com massa de arroz venere, que resulta numa pizza mais leve. Seja como for, não podem deixar de experimentar algumas das combinações de ingredientes deste pizzaiolo, que mais uma vez primam pela diferença. Eu experimentei a Mortazza (rúcula, mortadela, queijo stracchino e pistachio), a Manilù (creme de abóbora, gorgonzola, bacon, mozzarella, Parmegiano Reggiano DOP e tomate marinado em orégãos), uma Margherita com Burrata e uma de Bacalhau com anchovas e alcaparras.

 

papi-lobster-mortazza.jpg

papi-lobster-mamilu.jpg

papi-lobster-margherita.jpg

papi-lobster-pizza-bacalhau.jpg

 

Como finalizar uma refeição cheia de sabores únicos? Com uma sobremesa típica italiana reinventada - o Tiramisù. Se já é complicado fazê-lo bem, é ainda mais complicado dar-lhe um twist que lhe assente bem. Mas este, felizmente, estava no ponto: para além de estar bem embebido em café, trazia ainda amêndoa, amêndoim, canela e um topping de chocolate e pistachio, que lhe conferiam uma textura crocante muito boa.

 

papi-lobster-tiramisu.jpg

 

O Papi & Lobster só abriu portas há cerca de um mês, mas já promete vir a ser uma das referências de cozinha italiana na cidade de Lisboa. Já tinham ouvido falar deste restaurante? Gostam de comida italiana? Digam de vossa justiça ali na caixa de comentários!

 

Papi & Lobster Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

8 comentários

Comentar post