Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Os meus life hacks favoritos

LIFEHACKS-POST.png

 

Bem sei que este post tem um registo um pouco diferente do habitual, mas tive a ideia de partilhar convosco alguns dos meus life hacks - pequenos truques que me ajudam a ganhar tempo no dia-a-dia ou simplesmente a tornar-me mais eficiente naquilo que faço. Mesmo que já os conheçam e até usem alguns deles, gostava de fazer deste post um momento de partilha de dicas que tornem a vida de todos nós mais simples. Eu começo e vocês continuam ali em baixo nos comentários. Vamos a isso?

 

 

Preparo os almoços da semana ao domingo

Acho que este é um básico da organização e comecei a utilizar este truque assim que comecei a estagiar no Público (o meu primeiro trabalho de escritório a sério). Depois disso, o hábito foi-se mantendo e trago sempre almoço comigo - para além de poupar tempo em deslocações para comer fora, ainda poupo bastante dinheiro. Como as rotinas alimentares resultam bem comigo, trago sempre saladas (com algumas variações de semana para semana) que preparo ao domingo. E sim, aguentam-se bastante bem no frigorífico, só precisam de usar boas caixas e de secar muito bem todos os legumes e vegetais, para não acumular humidade.

 

salada.JPG

 

 

Não passo roupa a ferro

Claro que isto depende muito do tipo de roupa que utilizam no dia-a-dia, mas no meu caso não se justifica. Nem eu nem o Guilherme temos trabalhos formais, por isso não usamos fatos ou camisas com frequência. O truque é reduzir a centrifugação na máquina de lavar e depois esticar a roupa muito bem antes de a estender. No caso de tecidos que exigem um bocadinho mais de cuidado, recomendo pendurarem as peças num cabide assim que saem da máquina e prenderem algures na casa-de-banho para secar. Se ainda assim houver alguns vincos na roupa, vistam-na e depois passem o secador do cabelo com a temperatura no máximo, esticando-a. Vai parecer acabada de passar a ferro!

 

 

Também não estendo a roupa

Na verdade já nem sequer cumpro os passos todos de que vos falei no ponto anterior, simplesmente porque passei a usar as lavandarias automáticas para secar a roupa. Estico tudo muito bem assim que tiro da máquina, coloco num saco grande das compras e vou à lavandaria self-service que existe no topo da rua. Para além de sair quase passada a ferro, não perco tempo a estender e depois a verificar que peças é que já estão secas para dobrar e ir guardando. A secagem demora 15 minutos e a roupa está pronta a dobrar e a arrumar depois disso.

 

roupa.jpg

 

 

Estou sempre a fazer a lista de compras

Em vez de perder tempo ao fim-de-semana a criar uma lista de compras para ir ao supermercado, vou criando essa lista à medida que os produtos vão acabando ou quando sinto necessidade de comprar alguma coisa lá para casa. Uso a aplicação Wunderlist, que serve essencialmente para criar checklists, e vou actualizando a lista de compras todos os dias para ganhar tempo e não me esquecer de nada. A parte boa é que as listas são partilháveis, por isso o Guilherme também vai colocando lá coisas.

 

 

Tenho ajuda para me lembrar de beber água

Nunca tinha conseguido ser disciplinada ao ponto de beber a quantidade de água recomendada diariamente. Isto porque sou mesmo muito indisciplinada e esqueço-me facilmente. Nem os típicos alertas no telemóvel resultavam, porque não me lembrava sequer de os criar. Quando descobri a app Aqualert, tudo mudou. Primeiro, a aplicação faz uma avaliação da quantidade de água que devemos ingerir diariamente, tendo em conta o nosso peso, idade, altura e nível de actividade física. Depois envia-nos notificações constantes para bebermos água. Para além disso, podemos ir registando a quantidade de água que bebemos, consoante o tamanho da garrafa ou dos copos que utilizamos. É muito simples de usar e, acima de tudo, dá-nos a sensação de dever cumprido no final do dia!

 

Quais são os vossos life hacks favoritos? Partilhem-nos comigo através dos comentários!

7 comentários

Comentar post