Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Sex | 29.09.17

Os livros da Rita // The Bees, Laline Paull

THEBEES-POST.png

 

Depois de devorar a tetralogia da Elena Ferrante - acreditem que li mesmo tudo de uma assentada - não sabia bem que livro ler a seguir. Não é que faltassem opções lá em casa: tenho, dentro daquela divisão que é closet e arrumações ao mesmo tempo, uma pilha de livros para ler. Uns ainda são daqueles que trouxe de Nova Iorque, outros dos que comprei em Edimburgo.

 

Tirei à sorte e calhou o The Bees, escrito por Laline Paull, uma autora de que nunca tinha ouvido falar. Foi uma recomendação na Lighthouse Bookshop que me fez querer trazê-lo para casa e não me arrependi. Eu sou fã de histórias que têm tudo para correr mal, porque acho que é aí que os escritores conseguem trazer o melhor de si e das suas experiências para aquilo que escrevem. E sou ainda mais fã de histórias que, apesar disso, conseguem surpreender-nos a cada momento.

 

the-bees-laline-paull.jpg

 

Neste livro conhecemos Flora 717, uma abelha que pertence à casta mais inferior da colmeia. O livro passa-se todo neste universo e, segundo tive oportunidade de pesquisar, a autora estudou as abelhas e a sua hierarquia na colmeia, de modo a tornar a narrativa o mais fiel possível à realidade. Para além de acompanharmos uma história que não é mais do que um paralelismo com as sociedades autoritárias que tão bem conhecemos, a cada capítulo aprendemos um pouco mais sobre este animal.

 

Não quero alongar-me muito no enredo, já que prefiro evitar spoilers, mas este livro consegue distanciar-nos de questões muito ligadas à condição humana e põe-nos a pensar nelas de forma muito crua e imparcial. Será que estamos permanentemente presos ao contexto em que nascemos? A sociedade em que vivemos permite-nos sermos aquilo que quisermos ou isso é uma ilusão?

 

Confesso que, ao início, o livro custou a entrar. Desconfio que seja da escrita e da necessidade de descrever em mais pormenor o mundo para que nos transporta. Mas, a determinada altura, estava tão curiosa com o que iria acontecer à Flora, que quando dei por mim tinha acabado o livro.

 

Tinham ouvido falar deste livro? Não tenho a certeza, mas acho que ainda não foi traduzido para português, apesar de ser de 2014. O que é que andam a ler, desse lado? Eu agora vou retomar a leitura em português com A Rapariga no Comboio - penso que fui das poucas pessoas que não o leu quando estava no seu hype máximo.

_________

The Bees by Laline Paull

Avaliação: 7,5/10

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.