Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rita da Nova

Os livros da Rita // A Amiga Genial (volumes III & IV)

AMIGAGENIAL3-4-POST.png

 

Lembram-se de vos ter contado que andava completamente agarrada à tetralogia da Elena Ferrante? Acabei recentemente de ler o último livro e nem sei bem por onde começar este post. Talvez comece por falar do vazio que se sente quando acabamos um livro muito bom - foi o que me aconteceu com esta série, apesar de reconhecer que a sua mais-valia não é a história em si, mas o facto de a narrativa ter uma enorme carga humana.

 

Em a História de Quem Vai e de Quem Fica e a História da Menina Perdida, acompanhamos Lenù e Lila, as duas personagens principais, durante a idade adulta e a velhice. Vemos como lidam com temas como a maternidade e o perdão, e chegamos finalmente ao momento que dá o mote para toda a história: percebemos porque é que Lila, já idosa, desaparece sem deixar rasto.

 

elena-ferrante-historia-quem-vai-quem-fica.jpg

 

É como se um ciclo se fechasse - não apenas na história, mas também em nós, leitores. Tornou-se quase impossível não criar uma espécie de relação com as personagens, afinal acompanhei-as desde a infância até aos dias de hoje. Compreendi porque é que fizeram o que fizeram e desculpei atitudes de que, ao início, não gostei. Senti-me muito próxima destas pessoas exactamente por não serem só personagens de um livro. Reconheci nelas muito de pessoas reais e muito do que sou também.

 

elena-ferrante-historia-menina-perdida.jpg

 

A leitura é muito fluida, só que nem sempre a história tem desenvolvimentos como gostaríamos. Às vezes é preciso ser um bocadinho resistente, sobretudo durante o terceiro volume, mas prometo que compensa. Se procuram uma narrativa bem construída e com a qual é possível criar uma ligação forte, então esta tetralogia é para vocês.

_________

História de Quem Vai e de Quem Fica by Elena Ferrante

Avaliação: 8/10

 

História da Menina Perdida by Elena Ferrante

Avaliação: 9/10