Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rita da Nova

Mercantina: uma ode aos almoços de Verão

MERCANTINA-POST.png

 

No outro dia recebi um convite por parte da Mercantina: propuseram tirar-me do escritório a meio do dia para ir experimentar os novos menus de almoço. Confesso que sou muito fã da marmita, mas de vez em quando sabe bem fugir à rotina e ir redescobrir sabores. Este redescobrir tem duplo sentido: primeiro, porque eu já tinha visitado a Mercantina de Alvalade na altura da abertura do espaço; e depois porque todas as desculpas são boas para voltar a comer comida italiana a sério.

 

“Sim, Rita, mas lá porque um restaurante diz ser italiano não quer dizer que seja mesmo”, dizem vocês (e com razão). Tudo verdade, mas aqui as pizzas são certificadas pela Associazione Verace Pizza Napoletana e o restaurante tem o certificado de Ospitalitá Italiana, que reconhece os melhores italianos fora de Itália. Já tenho a vossa atenção? Boa, até porque ainda só agora estou a começar a falar da parte mais deliciosa.

 

Mercantina-Alvalade.jpg

 

O menu de almoço, que fui conhecer, está disponível de segunda a quinta, muda todos os dias e há sempre duas opções: uma de pasta e uma de salada. Agora que está bom tempo, sabe bem sair durante a hora de almoço e conversar sobre coisas que não o trabalho. Foi difícil escolher, mas acabei por provar os Maccheroni em salada com salmão, espargos e maionese de rábano picante (que dá um toque muito especial ao prato) e as Conchiglie gratinadas com bolonhesa e mozzarella. Como sabem, não sou a maior fã de carne, mas esta bolonhesa estava maravilhosa: com a quantidade de tomate certa e o tempero ideal. A melhor parte é que, no menu de almoço, a escolha de um prato, bebida e café fica apenas por 9,80€.

 

maccheroni-salmão

conchiglie-bolonhesa

 

Se Alvalade ficar fora de mão, saibam que a Mercantina tem outro espaço no Chiado (Rua da Misericórdia) onde também podem usufruir destes menus. Agora dêem lá descanso à marmita durante um dia e aproveitem para dar um saltinho rápido a Itália durante a hora de almoço.

 

Mercantina Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato