Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rita da Nova

Foodprintz: receber os ingredientes do Outono

FOODPRINTZ-POST.png

 

Já vos disse que adoro feriados a meio da semana? É claro que calham sempre mais a jeito se forem à sexta ou à segunda, mas devo dizer-vos que este 5 de Outubro que passou me soube pela vida.

 

Inicialmente tinha tirado a sexta-feira de férias, para fazermos uma mini-viagem cá dentro. Mas depois a vida deu algumas voltas e acabei por retirar o dia (mais um que sobra para as férias grandes que quero fazer em Fevereiro), por isso ficámos apenas a aproveitar a calma típica e o calor menos típico da cidade nesta altura. Após uma ida prolongada ao ginásio, socorremo-nos da Zomato para decidir onde almoçar.

 

A parte menos boa dos feriados a meio da semana é que nos baralham o relógio biológico. Estava tão convicta que era domingo, que procurei instintivamente locais para fazer brunch. Foi então que, na lista de restaurantes Zomato Gold, encontrei o Foodprintz.

 

foodprintz.jpg

 

Situa-se na zona do Rato e, mais do que um café, gosta de se afirmar como uma comunidade centrada na sensibilização para a cozinha vegetariana e vegan, na educação para o bem-estar e no respeito pelo meio-ambiente. Nesse sentido, não poderiam faltar as aulas de yoga, meditação e mindfulness. Embora tenha lá ido apenas com o intuito de almoçar, a verdade é que este sítio nos transmite uma calma muito boa, mesmo a condizer com a minha vontade de aproveitar aquele dia desgarrado de Verão.

 

Apesar disso, o Foodprintz recebeu-nos com a inauguração da carta de Outono - porque, mais ou menos disfarçado, ele já chegou. Foi por dois ou três minutos que perdemos a oportunidade de experimentar o menu de brunch, mas devo dizer que as opções de almoço não deixaram nada a desejar. E o menu está recheado de ingredientes que eu adoro!

 

foodprintz-1.jpg

 

O Guilherme pediu a sopa do dia, um creme de cor avermelhada intensa que combinava beterraba, batata doce e ameixa. Percebem o que dizia sobre os ingredientes outonais? Mas esperem, que ainda fica melhor! Eu aventurei-me na salada do mês, chamada Autumn in the City, com espinafres, abóbora, cenoura, nozes tostadas e “queijo” feta de amêndoa, tudo regado com agave. Há qualquer coisa de maravilhoso na combinação entre os sabores e as cores da comida de Outono.

 

foodprintz-2.jpg

foodprintz-3.jpg

  

O Hooray Tempeh foi o outro prato a vir para a mesa e impressiona logo pela apresentação. É um hambúrguer de tempeh com sabor a chouriço, servido com tomate seco, abacate, salada e um wrap de beterraba.

 

foodprintz-4.jpg

 

Não havia forma de deixar o Foodprintz sem provar o tão aclamado Bolo de Chocolate e Abacate, e devo dizer-vos que é mesmo muito bom. Leve, fresco e sem açúcares, é a forma perfeita de encerrar um almoço como este. O nosso lado guloso levou-nos a pedir também uma Cookie de Manteiga de Amendoim e Caramelo, também muito boa, mas que não se conseguiu destacar depois do bolo cru.

 

foodprintz-5.jpg

foodprintz-6.jpg

 

Já tinham ouvido falar deste espaço? Se procuram novas opções vegetarianas na cidade e ainda não conhecem o Foodprintz, então de que é que estão à espera? Durante a semana tem menus de almoço muito em conta e o brunch que vi na mesa do lado também tinha muito bom aspecto!

 

Foodprintz Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato