Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Edimburgo // Rota das Livrarias

EDIMBURGOLIVROS-POST.png

 

Quando viajo com algum tempo para explorar bem os destinos, gosto sempre de fazer algumas rotas alternativas e descobrir lojas de design e - como não poderia deixar de ser - livrarias. Como, durante a nossa viagem pela Escócia, estive algum tempo em Edimburgo, aproveitei para visitar algumas livrarias (sobretudo independentes) e trazer alguns souvenirs comigo.

  

Golden Hare Books

Esta livraria fica num bairro residencial e tem uma agenda muito agitada de eventos ligados à literatura - tertúlias, encontros, sessões de autógrafos e lançamentos. Muitos dos livros estão dispostos com a capa virada para a frente, como se de pinturas se tratassem, talvez para simbolizar o facto de os livros também serem obras de arte. Uma das coisas que mais gosto nas livrarias independentes são as recomendações do staff - e foi com base numa dessas recomendações que escolhi trazer o Herland, escrito por Charlotte Perkins Gilman. Ainda não o li, mas a premissa prendeu-me logo: conta a história de uma sociedade composta apenas por mulheres e o que acontece quando é descoberta por um grupo de homens.

 

golden-hare.jpg

golden-hare-interior.jpg

golden-hare-herland.jpg

 

 

Blackwell’s

Esta livraria já é bastante maior e situa-se no centro, mas preparem-se: é o paraíso dos descontos e dos book deals! Isto acontece porque a Blackwell’s é uma cadeia presente no Reino Unido (estilo Waterstones). Há salas atrás de salas e eu já não sei quanto tempo demorei até escolher o que queria levar. A determinada altura saquei da minha lista de livros a ler, que guardo religiosamente na aplicação Wunderlist, e lembrei-me de procurar o A Little Life, escrito por Hanya Yanagihara, que nunca tinha encontrado em lado nenhum. Lá estava ele e, bem perto, descobri o High Fidelity, de Nick Hornby. Já me tinham recomendado o filme, então decidi ler primeiro o livro.

 

blackwells.jpg

blackwells-1.jpg

blackwells-2.jpg

 

 

Lighthouse Bookshop

A par da Golden Hare Books, esta foi a livraria de que mais gostei em Edimburgo. Como tem muito pouco espaço, optam por dar destaque a autores menos conhecidos ou em crescimento, de que pouco ouvimos falar. O ambiente é tão acolhedor que convida a ficar por ali, junto à janela, a experimentar alguns dos livros. Foi mais uma vez devido às recomendações do staff que decidi trazer comigo o The Bees, de Lalile Paull. Comecei precisamente por ler este (acabei-o ontem) e prometo falar-vos da história brevemente aqui no blog!

 

lighthouse-bookstore.jpg

lighthouse-bookshop-1.jpg

lighthouse-bookshop-thebees.jpg

 

Durante esta viagem visitei também a Waterstones de Glasgow e trouxe comigo o Big Magic, escrito por Elizabeth Gilbert, que me tinha sido recomendado há uns tempos pela minha Rafa. Conheciam alguma destas livrarias? Que outros espaços semelhantes conhecem por esse mundo fora? Contem-me tudo ali em baixo nos comentários!

6 comentários

Comentar post