Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Da Nova na Cozinha // Os meus "brigadeiros" saudáveis

ENERGYBALLS-POST.png

 

Já aqui vos tinha levantado um bocadinho o véu sobre a minha rotina de exercício e tinha-vos dito também que faço por ter uma alimentação bastante saudável e consciente. E a verdade é que gosto muito da minha alimentação assim, sabe-me genuinamente bem comer saladas e alimentos sem açúcares adicionados. Isso não quer dizer que não faça disparates de vez em quando, quer apenas dizer que opto por reduzi-los ao mínimo indispensável. 

 

Quando a vontade de doce aperta, é preciso saber fazer trocas inteligentes para não comprometer nem a saúde nem o sabor. Hoje decidi partilhar convosco uma receita de energy balls que adoro porque: a) é super simples de fazer; b) só leva três ingredientes; e c) parecem mesmo brigadeiros! Como disse, só vão precisar de tâmaras, frutos secos e cacau em pó. Costumo comprar tâmaras já sem caroço, usar cajus e opto por cacau em pó magro, mas podem variar consoante o vosso gosto.

 

energy-balls

 

Coloquem duas embalagens de tâmaras (cerca de 400/500g) numa panela ao lume apenas com água no fundo, o suficiente para não colarem. Deixem cozinhar até as tâmaras ficarem em papa (se precisarem de ajuda triturem com uma varinha mágica). Enquanto as tâmaras cozem, triturem 400g de frutos secos até ficarem como farinha. Depois juntem a pasta de tâmaras cozidas aos frutos secos, acrescentem cacau a gosto (eu costumo por umas quatro colheres de sopa porque gosto delas a saber bem a chocolate) e misturem tudo muito bem - possivelmente vão ter que sujar as mãos, mas assim até cozinham com mais amor.

 

Quando estiver tudo misturado reservem durante uma meia hora no frigorífico. Passado esse tempo basta começar a fazer pequenas bolas com a massa, cobrindo-as depois com cacau. Não tenho nenhuma fotografia do resultado final, mas encontrei esta da NITK que mostra exactamente como devem ficar:

 

IMGP0755-600x600.jpg

 

Posto isto: se experimentarem esta receita façam o favor de partilhar o resultado e a vossa opinião sincera comigo! Já agora: teriam interesse num post sobre a minha alimentação, à semelhança do que já fiz com o exercício? Digam coisas aqui nos comentários, no Twitter, no Instagram ou no Facebook.

6 comentários

Comentar post