Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rita da Nova

Chutnify: comida indiana com um twist

CHUTNIFY-POST.png

 

Tenho que fazer um disclaimer: até quarta-feira à noite, eu não era especialmente fã de comida indiana. Isso mudou graças ao Chutnify e já vão entender porquê. O restaurante não fica num sítio de passagem, apesar de estar numa das zonas mais movimentadas da cidade - o Príncipe Real. Dificilmente teria dado com ele se não tivesse visto algumas publicações no Instagram e o aspecto da comida me tivesse prendido logo.

 

chutnify-exterior.jpg

 

A decoração do espaço em si foge logo ao estereótipo que normalmente temos dos restaurantes indianos, o que a meu ver é excelente. Aliás, acho até que a comida indiana tinha, até agora, sido das poucas em Portugal que ainda não tinha passado pela espécie de modernização que vemos cada vez mais. Deu-se um twist aos petiscos, ao sushi, à comida mexicana e, agora, o Chutnify traz-nos uma comida indiana moderna, com fortes influências da gastronomia do sul da Índia.

 

chutnify-interior-1.jpg

  

Na verdade, o conceito do restaurante foi trazido de Berlim - onde há dois espaços com o mesmo nome -, uma cidade propensa à mistura de culturas. Um bocadinho como está a acontecer com Lisboa neste momento, uma abertura que eu só posso agradecer porque me traz cada vez mais experiências interessantes.

 

Esperava-nos uma mesa num dos cantinhos do restaurante. É pequeno, mas acolhedor, exactamente como se quer num jantar a dois. Optámos pelo menu de degustação que, para a quantidade de comida que tem, é bastante barato (28€) e permite-nos provar um pouco das grandes especialidades da casa.

 

chutnify-interior.jpg

 

Começámos com um Pani Puri para abrir o apetite. O Puri vem recheado com grão, batata e romã, é acompanhado de água temperada com especiarias e deve comer-se de uma vez só. Depois chegou um dos meus pratos favoritos de toda a noite: Shakarkandi Chaat, isto é, batata doce em cubos, romã, regados em molho de iogurte, tamarindo e menta.

 

chutnify-pani-puri.jpg

chutnify-2.jpg

 

Ainda numa lógica de partilha, escolhemos um Prato de Carne Kebab que trazia borrego seekh, frango tikka e salmão tikka. Estava tudo cozinhado no ponto, mas o borrego estava especialmente bom. É das poucas carnes vermelhas de que gosto, mas é tão complicado confeccioná-lo bem que raramente peço num restaurante.

 

chutnify-prato-kebab-carne.jpg

  

Foi então que fomos surpreendidos pela grande especialidade da casa, a Dosa. Nunca tinha provado e fiquei automaticamente fã deste crepe salgado feito de lentilhas e arroz que, no nosso caso, vinha acompanhado de pernas de pato, chutney de côco e molho de tomate. Imaginem a perfeição num prato - é isto.

 

chutnify-dosa-pato.jpg

 

Para terminar (apesar de já estar completamente cheia), cada um de nós pôde escolher um caril e ambos traziam lentilha preta, naan e arroz pulao. Optei pelo Bagare Baingan (com beringela, amendoim, tamarindo e coco) e o Guilherme pediu Telangana Lamb (pedaços de borrego cozinhados lentamente em especiarias de Andhra). O meu estava muito bom, mas o do Guilherme estava divinal. Conclusão: já sabem onde comer borrego bem feito.

 

chutnify-caril-beringela.jpg

chutnify-naan.jpg

chutnify-caril-borrego.jpg

 

Nunca uma sobremesa indiana me tinha ficado na memória, mas isso mudou. No final do prato principal escolhemos um Pistachio Kulfi (gelado indiano de pistachio acompanhado com um mix de frutas da época) e um Sago Paysam (pudim de tapioca, caju, pistachio, canela e manga fresca). O gelado indiano estava muito bom, com uma textura mais sólida do que o normal, mas também com um toque mais cremoso. Já o pudim de tapioca, por ser tão suave, foi o final perfeito para uma refeição cheia de especiarias e sabores fortes.

 

chutnify-gelado-indiano.jpg

chutnify-pudim-tapioca.jpg

 

Fiquei demasiado bem impressionada com o Chutnify, não só pela comida e pelo ambiente, como pela simpatia extrema do staff. Acho que a minha lista de restaurantes anti-rotina acabou de ganhar uma nova aquisição. Vou querer voltar rapidamente para recordar o sabor das maravilhosas Dosas.

 

Conheciam este restaurante, nem que apenas de nome? Ou ficaram com vontade de experimentar? Contem-me tudo!

 

Chutnify Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato