Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rita da Nova

Sex | 11.08.17

Boa-Bao: fama ou proveito?

BOABAO-POST.png

 

Vamos começar com uma verdade óbvia: o Boa-Bao é o restaurante da moda. De vez em quando há fenómenos destes: abriu na Primavera deste ano e já goza de uma reputação e adesão incríveis. E foi devido a esta rápida ascensão que decidi dar-lhe algum tempo até à minha primeira visita, já que normalmente demora algum tempo até que os restaurantes estejam na sua melhor forma.

 

Confesso que me obriguei a ir com as expectativas em baixo: sabia que podia não ser assim tão bom, que podia ser tudo fogo de vista e que a reputação podia ser apenas muito bom marketing e relações públicas. Embora nunca tivesse tentado ir, tinha quase a certeza que iria estar cheio (ainda por cima a um sábado à noite) e, por isso, fiz por ir relativamente cedo. Não me enganei: às 19h45 ainda conseguimos mesa, mas passado meia hora já não havia um único lugar vago - tudo parecia estar a confirmar a fama que precede o Boa-Bao.

 

A experiência começa ainda antes de pensarmos sequer em comida: assim que entramos somos transportados para uma espécie de bunker vietnamita, já que o espaço é escuro, mas não deixa de ser acolhedor. Vi lâmpadas e vasos suspensos no tecto - e a minha expectativa continuou assim também, suspensa, à espera que o Boa-Bao me surpreendesse.

 

boa-bao-espaco.jpg

 

Na mesa espera-nos um diário e um passaporte, como se nos quisessem dizer que a viagem pela Ásia está a começar. E é assim, de facto: a comida do Boa-Bao tem raízes na Tailândia, no Vietname, no Laos, no Cambodja, na Malásia, na Indonésia, nas Filipinas, na Coreia, no Japão e na China. Ainda não tive a sorte de ter algum destes países como destino de viagem, mas posso já adiantar-vos que, depois deste jantar, não me falta vontade de os conhecer.

 

menu-boa-bao.jpg

 

Seguimos o conselho da Leonor, que nos atendeu durante toda a noite, e deixamo-nos ir com a corrente. Pedimos um cocktail com rum e um mocktail Sotha, que nos puseram na disposição certa para o que veio a seguir.

 

cocktail-boa-bao.jpg

 

E o que veio a seguir estava absolutamente incrível. Quisemos provar de tudo um pouco nas entradas e, rapidamente, chegaram à mesa os Spring Rolls, o Dim Sum vegetariano e, como não poderia deixar de ser, a iguaria que dá nome à casa: os Baos. Optámos pelo de Pato à Pequim e pelo de Barriga de Porco, ambos deliciosos. O meu favorito foi o de pato mas, apesar de não ser fã de carne de porco, também não consegui resistir ao outro.

 

Comida-BOABAO.png

 

Ainda escolhemos um prato principal para dividir. Não é que tivesse muita fome, queria apenas que este restaurante continuasse a surpreender-me e a ultrapassar todas e quaisquer expectativas. O Japchae com noodles coreanos de batata doce e carne de vaca consegui ser ainda melhor do que tudo o que tinha experimentado nas entradas. Acho que foi aqui, no meio da textura e combinação de sabores agridoces deste prato, que fiquei completamente rendida.

 

japchae.jpg

 

Quis confirmar que isto não tinha sido tudo sorte de principiante e desafiei o Guilherme a experimentarmos duas sobremesas: o Mochi japonês e o Carpaccio de Ananás. Não consigo mesmo dizer qual deles foi o meu favorito - são tão diferentes e, ao mesmo tempo, são ambos tão frescos e surpreendentes. Acho que vou declarar empate técnico porque, no meu coração, há mais do que espaço suficiente para estas duas sobremesas.

 

mochi.jpg

carpaccio-ananas.jpg

 

Não sei bem o que dizer para terminar este post. É raro que a fama de um restaurante seja tão boa quanto o seu proveito, mas o Boa-Bao consegue essa proeza. Mostra-nos coisas que não conhecíamos e dá-nos a provar coisas que já nos eram familiares, com a diferença de serem mesmo muito bem feitas. É - como querem que seja - uma verdadeira experiência pela cozinha asiática e eu só espero que se mantenha assim, que continue a dar-me vontade de embarcar em muitas viagens destas.

 

Conhecem o Boa-Bao? A vossa experiência por lá foi tão boa quanto a minha?

 

Boa-Bao Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

6 comentários

Comentar post