Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rita da Nova

As 10 coisas deliciosas que provei no Avenida SushiCafé

Se há refeições que são verdadeiras experiências sensoriais, a que tive no Avenida SushiCafé foi definitivamente uma delas. Durante anos, ao passar à porta deste restaurante, pensava que um dia que tivesse mesmo muito dinheiro iria lá esbanjá-lo a comer bom sushi, já que tinha ouvido de várias fontes que era ali que se comia o melhor de Lisboa.

 

Entretanto, a vida foi acontecendo e eu esqueci-me desta pequena promessa que havia feito a mim mesma. Acredito que há coisas que têm de ser e uma ida ao Avenida SushiCafé era uma delas. Não para me perder num dos melhores sushis de Lisboa, como já vão perceber, mas para fazer uma viagem inesquecível pelos sabores, texturas e cores que a comida japonesa tem para oferecer.

 

avenida-sushicafe.jpg

 

Hoje quero falar-vos com mais detalhe das dez coisas maravilhosas que provei neste sítio. Acreditem que, depois de lerem este post, vão perder o amor ao dinheiro e correr já ao número 28 da Barata Salgueiro.

 

1. Himalayan Salt Rock Sashimi

Os sabores deste prato devem ser degustados em conjunto, por isso as fatias de sashimi são dobradas à nossa frente, de maneira a envolverem os restantes ingredientes. Ao chutoro (a parte do atum que se encontra normalmente junto à pele na barriga e lombo) acrescenta-se cebola caramelizada, kizami wasabi e maracujá. Mas o que dá um toque realmente especial a esta entrada é o facto de tudo isto repousar em cima de uma pedra de sal rosa dos Himalaias. O resultado é um prato que se desfaz na boca e tem uma combinação explosiva de aromas.

 

avenida-sushicafe-himalayan-sashimi.jpg

sushicafe-himalayan-sashimi1.jpg

 

 

2. Mille-feuilles Tuna Tartar

Apesar da apresentação estranha e diferente, estamos perante um tártaro de atum em mil-folhas de pergamena com kimchi. Foi-nos apresentado como um prato do mundo, já que o kimchi vem da Coreia e a pergamena é de inspiração italiana. É um prato crocante e com um equilíbrio muito bom entre a suavidade do atum e o picante do kimchi.

 

avenida-sushicafe-mille-feuilles.jpg

 

 

3. Hammachi Sashimi

A cozinha japonesa é fortemente influenciada pelas gastronomias de todo o mundo e este sashimi de lírio australiano com salada de salicórnia e wakame com vinagrete de pesto e sal negro não podia ser um melhor exemplo disso. Foi um dos pratos que mais gostei de provar, já que o lírio é um dos meus peixes favoritos e combina muito bem com os sabores familiares do pesto.

 

avenida-sushicafe-hammachi-sashimi.jpg

 

 

4. Kuro Ceviche

O que diziam se vos pusessem um prato completamente negro na mesa? À primeira vista não conseguimos sequer distinguir o que é que o compõe, mas depois de uma pequena explicação tudo soa bem: é ceviche de peixes variados, puré negro de batata doce, rice chips e ikura. A cor negra deve-se à ajuda da tinta de choco, que camufla os ingredientes e torna este prato muito misterioso.

 

avenida-sushicafe-kuro-ceviche.jpg

 

5. Wagyu Truffle

Senhores, isto foi uma das melhores coisinhas que eu já comi na minha vida! Vocês não imaginam o quão boa é esta combinação. A tempura de shimeji (um tipo de cogumelos) tinha uma polme feita na perfeição e tornou-se ainda melhor com o tataki de wagyu e o apontamento de trufa. Façam o que fizerem, não podem deixar de experimentar este prato.

 

avenida-sushicafe-waygu-truffle.jpg

 

 

6. Tuna Foie

Torço sempre o nariz quando me falam em foie gras, já que é uma das coisas que não consigo mesmo apreciar. Ainda assim, já houve momentos em que conseguiram confeccioná-lo bem e surpreender-me… e este foi um deles. Se gostam de combinações surf&turf, não podem perder estes gunkans.

 

avenida-sushicafe-tuna-foie.jpg

 

 

7. Kisetsu Sashimi

Neste prato grande cheio de gelo repousa um combinado de sashimi de peixes variados e “outros da nossa costa”, nomeadamente vieiras, ostras e camarão. Estava tudo muito fresco e foi uma excelente forma de dar um toque suave à refeição.

 

avenida-sushicafe-otsukuri.jpg

 

 

8. Black Cod

Para finalizar os pratos principais da refeição, chegou-nos um bacalhau negro do Alasca com miso, migas de feijão frade e ervilha de quebrar. Não era só o bacalhau que estava delicioso, mas sobretudo a junção entre a textura do bacalhau e a das migas de feijão frade. Podia comer disto todos os dias e não me importava.

 

avenida-sushicafe-lackcod.jpg

 

 

9. Sundae Miso

Imaginem uma sobremesa tradicional como um sundae. Já imaginaram? Agora imaginem que é mil vezes melhor porque, para além do gelado de nata, leva caramelo de miso, crumble de oreo e biscoito de waffle.

 

avenida-sushicafe-sundae.jpg

 

 

10. Kabotcha Cheesecake

Chegamos ao final desta jornada pelos sabores japoneses com a minha sobremesa favorita de sempre - o cheesecake. Tenho sempre muita vontade de a pedir quando vou jantar fora, mas também muito receio porque não quero que a estraguem. Só vos posso dizer que este cheesecake, que levava doce de abóbora com canela e pevides, estava mesmo muito bom. Bom ao ponto de eu andar a roubar o que tinha sobrado da mesa, portanto até nisto o Avenida SushiCafé passou no teste.

 

avenida-sushicafe-kabotcha-cheesecake.jpg

 

Resumindo e baralhando: este restaurante vale a pena? Muito. Como já disse, faz as delicias de qualquer apaixonado por comida, sobretudo pelo lado sensorial de toda a refeição. Já para não falar da simpatia e profissionalismo de todo o staff. Agora digam lá: ficaram curiosos por experimentar?

 

Avenida SushiCafé Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato