Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rita da Nova

Amesterdão: o melhor aniversário de sempre

Hoje acordei com as memórias do meu último aniversário. Eu sei que já passou algum tempo - afinal faço anos em Setembro -, mas vou lembrar-me sempre deste dia. Não porque tenha feito 25 anos e isso signifique que já cá ando há 1/4 de século. Nem pelo aniversário em si - confesso que nunca liguei muito à ideia de fazer anos. Não amo nem odeio, não me aquecem nem me arrefecem. Prefiro passar por eles como passo por todos os outros dias.

Mas o ano passado foi especial. O Guilherme ofereceu-me uma viagem a Amesterdão, cidade onde ele já tinha estado e eu não. Já tinha ouvido falar bem e já tinha ouvido falar mal. Mas quando alguém te diz, como ele me disse, que a cidade é “a tua cara”, é caso para elevar as expectativas. Adorei cada segundo do fim-de-semana e, pela primeira vez na vida, gostei genuinamente de fazer anos. E acho que, para além da companhia, há três grandes razões para que isso tenha acontecido.

 

Um bolo de aniversário diferente

Nada como entrar mesmo no espírito da cidade e soprar as velas num Space Cake: porque um bolo de aniversário em si já é bom, mas torna-se ainda melhor quando vem com efeito de felicidade prolongada. Mas mais do que isso, adorei a forma completamente descontraída com que fizemos os preparativos. Comprámos uma fatia de bolo para dividir, comprámos velas num supermercado e fomos para o parque mais próximo celebrar.

bday-amesterdao

 

 

O melhor presente de todos

Viajar é uma das coisas que mais gosto de fazer na vida, por isso foi o melhor presente que me poderiam ter dado. Achei Amesterdão uma cidade tão descontraída e simpática, onde tudo funciona como devia sem que haja pressão para tal. As pessoas têm um ar tão feliz, que é impossível não ficarmos contagiados pela disposição deles.

bikes-amesterdao

 

Amesterdão tem muita coisa para ver, desde o Vondelpark ao Rijksmuseum, passando por uma pequena viagem a Zaanse Schans para ver os moinhos. Ainda assim, o melhor da cidade é andar pelos canais para ver as diferentes paisagens que eles vão criando. Os canais podem ser todos parecidos, mas garanto-vos que cada um deles é bonito de uma forma diferente.

canal1

zaanse-schans

canal2

vondelpark

 

 

Pequenos-almoços maravilhosos

A cereja no topo do bolo deste fim-de-semana foram os pequenos-almoços que fizemos em Amsterdão. É que o pequeno-almoço é a minha refeição favorita, se pudesse comia comida de pequeno-almoço a toda a hora. No primeiro dia, mesmo pertinho do hotel em que ficámos, encontrámos o Lavinia Good Food - um sítio de comida saudável mas deliciosa. Arrisco em dizer que foi o meu sítio favorito de toda a viagem. De tal maneira que, no dia seguinte, fomos lá para fazer brunch.

lavinia-goodfood

 

Ainda antes de regressarmos e de uma visita ao Rijksmuseum, fomos tomar um pequeno-almoço reforçado ao The Breakfast Club. Este sítio tem mais do que uma localização na cidade, mas seja qual for a vossa escolha terão certamente uma boa experiência.

thebreakfastclub

 

Como sempre, podem ver mais fotografias desta viagem aqui

Gostei tanto da experiência que decidi começar a tradição de viajar sempre no meu aniversário, nem que seja cá dentro. Este ano já temos destino: vamos passar o fim-de-semana a Lyon. Alguém conhece e tem dicas?